ATPS: Desenvolvimento Sustentável
Seminário: ATPS: Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucas90 • 31/5/2014 • Seminário • 540 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
Desenvolvimento Sustentável
Sustentabilidade além de palavras.
A preocupação com o desenvolvimento sustentável entrou definitivamente na agenda da STAM e este movimento não é recente. Há mais de 10 anos a empresa foca o tema, preocupada em contribuir para um país com um futuro melhor para todos.
Neste período a empresa percebeu que a postura ética, a sua maneira de realizar negócios, poderia contribuir na construção deste caminho. Por isso, através da incorporação de ações de responsabilidade sócio-ambientais e de novas práticas de governança corporativa, a STAM começou a refletir suas intenções. E o resultado foi muito bom. A prova é o crescimento alcançado nesses 40 anos e a estabilidade financeira vivida nas últimas décadas.
A preocupação com o desenvolvimento sustentável deixou de ser um diferencial para se tornar a energia que impulsiona nossas estratégias. Percebemos isso e seguimos nesta direção. As ações voltadas à sustentabilidade precisam se incorporar definitivamente no ambiente de negócios e no cotidiano das empresas. Não é mais concebível que uma organização seja sustentável se não contar, por exemplo, com um diagnóstico apurado dos seus riscos ambientais e sociais, das suas práticas de saúde e de segurança no trabalho e, principalmente, do estabelecimento de políticas efetivas em produzir produtos “ecológicos”. Este movimento será cada vez maior e empresas em todas as áreas precisarão correr para atender essa necessidade.
Transparência e responsabilidade já estão em pauta e a porta está se fechando para aqueles que simplesmente desconsideram esses pilares organizacionais. É importante abordarmos este assunto para melhorarmos o entendimento do novo consumidor. Estamos caminhando para um cenário onde o cliente passa a decidir seu consumo levando em consideração as práticas de desenvolvimento sustentável dos respectivos fabricantes. Neste cenário, é imperativo desenvolver importantes reflexões: podemos considerar uma indústria sustentável se ela sonega impostos? Quais prioridades estão sendo sinalizadas por esse tipo de comportamento? Ficar atento ao rumo do nosso país ultrapassa o conceito de cuidar do meio ambiente.
O consumidor não possuiu um comportamento passivo de outras épocas. Ele é participativo, possui informação, está nas redes sociais compartilhando suas opiniões sobre vida, pessoas, empresas e produtos. O novo perfil de compradores não observa apenas o preço baixo de uma mercadoria, mas sua vida útil, sua qualidade. Fato comprovado ao analisarmos o crescimento pulverizado da STAM. Mesmo com o elevado número de pequenas indústrias de fechaduras, que muitas vezes são obrigadas a lidar com a informalidade e por isso praticantes de preços muito baixos, nosso volume de vendas continua alcançando uma das maiores participações em nosso setor.
Contudo, ainda há muito para fazer, não apenas pelo mero cumprimento das normas de qualidade, mas principalmente pelas oportunidades geradas por este novo cenário.
Exemplo disso está nos incentivos que algumas instituições financeiras oferecem, incluindo as de fomento, às empresas que contam com práticas socialmente responsáveis na concessão de crédito. O Banco de Desenvolvimento Econômico
...