ATPS ESTASTICA
Trabalho Escolar: ATPS ESTASTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daniella2013 • 9/11/2013 • 233 Palavras (1 Páginas) • 307 Visualizações
Etapa 3
Passo 1
INTRODUÇÃO Á PROBABILIDADE
A probabilidade teve origem aproximadamente no século XVI e se aplica inicialmente em jogos de azar, onde os jogadores ricos tinham mais conhecimento sobre as teorias de probabilidade e planejavam estratégias para levar vantagens nos jogos. Ainda hoje essa prática é utilizada, como em loterias, cassinos de jogos, corridas de cavalos e esportes organizados. Mais do que isso, a probabilidade é utilizada por governos, empresas e organizações profissionais em seus processos diários de deliberação.
A utilização da probabilidade indica que existe em elemento de acaso ou incerto de ocorrer ou não um evento futuro. Na probabilidade não se pode afirmar o que ocorrerá, mas sim o que pode ocorrer.
A probabilidade proporciona muitas vantagens no dia a dia, pois são extremamente úteis para o desenvolvimento estratégico. Ela obtém, organiza e analisa dados estatísticos com a finalidade de descrever e explicar tais dados e determinar possíveis correlações e nexos – causais.
TIPOS DE PROBABILIDADE
Probabilidade clássica (ou teórica): é usada quando cada resultado no espaço amostral tem a mesma probabilidade de ocorrer.
Probabilidade Empírica (ou estatística): baseia-se em observações obtidas de experimentos probabilísticas.
Probabilidade subjetiva: resulta na intuição, estimativa ou de um “palpite bem fundamentado”.
PROBABILIDADE CONDICIONAL
A probabilidade Condicional é a probabilidade de ocorrer um evento, dado que outro evento já ocorreu em determinada etapa pode influenciar nas probabilidades de ocorrência das etapas sucessivas. Dizemos que ganhamos informações e podemos “recalcular” as probabilidades de interesse.
...