ATPS ESTATISTICA
Dissertações: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: REZENHA • 13/10/2013 • 2.744 Palavras (11 Páginas) • 319 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO GUAICURU
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – DISCIPLINA ESTATÍSTICA
CLÁUDIO DE SOUZA MOTA- RA 365846
CRISTIANE FINGER – RA 376552
ELISANGELA MARIA DA SILVA CYRIACO - RA 364775
MARIA DE LOURDES DE OLIVEIRA- RA 368703
ROSE ELIZABETH OVIEDO PAIXÃO - RA 363989
RUBENS ANTÔNIO DE OLIVEIRA- RA 369472
ESTATÍSTICA
CAMPO GRANDE-MS 2013
//2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO GUAICURU
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – DISCIPLINA ESTATÍSTICA
PROFESSORA IVONETE MELO DE CARVALHO
CLÁUDIO DE SOUZA MOTA- RA 365846
CRISTIANE FINGER – RA 376552
ELISANGELA MARIA DA SILVA CYRIACO - RA 364775
MARIA DE LOURDES DE OLIVEIRA- RA 368703
ROSE ELIZABETH OVIEDO PAIXÃO - RA 363989
RUBENS ANTÔNIO DE OLIVEIRA- RA 369472
ESTATÍSTICA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração na Universidade Anhanguera Uniderp – Polo Guaicuru, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Prática Supervisionada
CAMPO GRANDE-MS
/ /2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade, através de relatórios, apresentar um estudo de caso, mostrar como coletar e analisar dados por meios estatísticos, e através deles montar estratégias para que com precisãoa empresa possa tomar decisões.
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados, visando à tomada de decisões. Considerada uma das competências mais importante dentro de uma organização, a estatistica é usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica .
Ao longo dos anos tornou-se uma ferramenta fundamental e indispensável para qualquer profissional. Apesar de ser usada pelos povos antigos, inclusive em citações biblicas, foi no século XX que ela teve seu maior destaque.
A partir do momento em que as organizações se viram na necessidade de uso estatístico os riscos se tornaram menor, e os dados numéricos passaram a ser usados para aprimorar e aumentar a produção dentro da organização.
Diante disso os resultados por nós apresentados, baseados em dados fictícios, ajudaram a elaborar as análises com decisões que se faz necessário para que toda a empresa e nem os clientes fossem prejudicados.
ESTATÍSTICA
Derivada da palavra latina status (estado) a estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões, e esses dados são coletados através de dois conjuntos chamados população e amostra.
Uma população é uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse, e que tem como característica populacional a descrição numérica de um parâmetro.
Uma amostra é um subgrupo de uma população, que tem como característica amostral a descrição numérica de uma estatística. As mais usadas na amostragem poderá ser aleatória simples, sistemática e estratificada proporcional, onde:
-Amostragem aleatória simples: qualquer membro de uma população tem a mesma chance de ser selecionado;
-Amostragem sistemática: quando é atribuído um número de cada membro da população, e esses são ordenados de alguma maneira, como por exemplo, cada 3º ou 5º membro é selecionado, ou qualquer membro que começa com a letra A;
-Amostragem estratificada proporcional: é quando, por exemplo, é definido para a pesquisa que é preciso ser 50% homem e 50% mulher.
O estudo de estatística tem duas ramificações consideráveis:
-Estatística descritiva: ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação de dados;
-Estatística inferencial: ramo da estatística que envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população. Uma ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Os conjuntos de dados podem ser do tipo qualitativo que consistem de atributos, rótulos ou entradas não numéricas; ou quantitativo que consiste de medidas numéricas ou contagens.
Um estudo de caso proposto, do artigo “Aplicação dos conceitos de controle Estatístico de Processo (CEP)” do autor Gueibi Peres Souza,é feito em uma indústria de fundição, localizada no Estado de santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP), usa a estatística para medir a variação da qualidade de seu produto.
Essa indústria produz blocos para veículos automotores e os fornece a grandes indústrias automotivas onde a qualidade das peças é fundamental para novos pedidos, ou a continuar com eles.
Para medir a qualidade, essa indústria coleta sempre o primeiro bloco do lote, extrai o corpo de prova, usina o corpo de prova, realiza o ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa e compara o resultado, onde se a amostra for rejeitada o lote inteiro
...