TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Monografias: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. ESTATÍSTICA 5

2.1. Resumos dos Artigos 5

2.1.1. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense 5

2.1.2. Conceito e aplicações da Estatística 5

2.2. Pesquisa 6

2.2.1. Aplicação da Estatística na área de Administração 6

3. COLETA DE DADOS 8

3.1. Coleta de dados do produto Pó de café 1Kg 8

3.2. Relatório 10

4. TABELA DE FREQUÊNCIAS E GRÁFICOS 11

4.1. Frequência Absoluta e Frequência Relativa 11

4.1.1. Gráfico Frequência Absoluta 11

4.1.2. Gráfico Frequência Relativa 11

5. CALCULO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DISPERSÃO 13

5.1. Cálculo de média, modo, mediana, variância e desvio padrão de acordo com a variável peso. 13

5.2. Relatório Final 13

6. CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos aprender um pouco sobre a utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa. Estas atividades são importantes para adquirirmos conhecimentos e apoderarmos de definições e conceitos específicos da área estatística, a fim de compreender e aplicar os procedimentos estatísticos nas pesquisas.

2. ESTATÍSTICA

2.1. Resumos dos Artigos

2.1.1. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

O objetivo do artigo Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte

Catarinense é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). Mais precisamente, o objetivo consistiu em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. Nesse estudo foram utilizados alguns dos principais tipos de gráficos de controle já consagrados na literatura, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa. O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação e/ou inferência adquirida a partir de um olhar mais técnico científico e não tanto empírico dos dados.

2.1.2. Conceito e aplicações da Estatística

Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e

a disseminação das informações. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Apesar de a estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.

A Estatística permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidos de forma ruidosa e incerta.

No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um

dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais.

O perfil do estatístico requer um profissional capaz de extrair daí relevantes informações através do uso de modernas técnicas de amostragem, modelagem e inferência que são algumas das ferramentas usuais da Estatística.

A formação do estatístico permite que ele desenvolva aptidões para solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre determinados fenômenos.

2.2. Pesquisa

2.2.1. Aplicação da Estatística na área de Administração

As empresas começaram a desenvolver uma estratégia para conseguir ampliar os negócios e não tinha meios para desenvolver e mostra como esta sendo produtiva. Desta forma teria que criar ferramentas para avaliar melhor o desenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com