ATPS Economia Etapa 01 (Anhanguera)
Monografias: ATPS Economia Etapa 01 (Anhanguera). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcy1990 • 27/8/2013 • 733 Palavras (3 Páginas) • 804 Visualizações
FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ECONÔMICA.
A palavra economia pode ser generalizada como “administração da coisa pública”. A economia pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo.
Pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos.
A escassez surge devido às necessidades biológicas humanas ilimitadas e à restrição física de recursos.
As sociedades são obrigadas a fazer escolhas sobre O QUE e QUANTO, COMO e PARA QUEM PRODUZIR.
PRINCIPAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS
1. Desigualdades sociais, com concentração de renda em poucas pessoas;
2. Endividamento, pois a balança comercial é sempre deficitária;
3. Crescente dependência de capital externo para uma incipiente e tardia industrialização;
4. Legislação ambiental fraca ou inexistente;
5. Dependência tecnológica
6. Imposições de barreiras e proteções alfandegárias por parte das Nações mais desenvolvidas.
PRINCIPAIS SISTEMAS ECONÔMICOS
Supõe-se que existem apenas dois sistemas:
capitalismo> Imperialismo
socialismo> comunismo
socialismo:
-No classes
-Tudo é planejado
-Não há exploração do homem pelo homem, é baseado na equidade
O capitalismo é o sistema econômico que domina o capital sobre o trabalho ea produção como um criador de riqueza, com controle sobre os meios de produção desses no primeiro fator em detrimento dos últimos. A posse desses ativos é particular ou corporativo, e operado principalmente em termos de benefício e lucro.
MERCANTILISMO
Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.
FISIOCRACIA
Fisiocracia é o nome dado à primeira escola de economia científica, surgida no século XVIII, onde o sistema econômico era visto como um organismo regido por leis inerentes ao cosmo. Nesta escola econômica desenvolveu-se a ideia da terra como fonte de toda a riqueza.
A palavra fisiocracia possui origem nas raízes gregas “fisios” (natureza) e kratia (governo), que dão origem à expressão “governo da natureza”.
A escola fisiocrática, ao contrário do mercantilismo, estava concentrada na elaboração de uma explicação da vidaeconômica, e apesar de sua breve duração, e de certa proximidade cronológica com a escola clássica econômica, é reconhecida pela grande maioria dos economistas como o início da moderna ciência econômica como hoje é conhecida. A fisiocracia como teoria científico-econômica teve vida bastante curta, de pouco mais de trinta anos, e foi uma ciência econômica exclusivamente francesa, pois todos os seus simpatizantes eram franceses.
TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por: uma forte ênfase nosaspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela buscade resultados concretos e palpáveis, embora não se descuide dosconceitos teóricos.
...