ATPS Educação Lúdica - 4ª Relatório: Apresentação Das Características Dos gêneros Textuais
Ensaios: ATPS Educação Lúdica - 4ª Relatório: Apresentação Das Características Dos gêneros Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joshiley • 4/11/2013 • 392 Palavras (2 Páginas) • 779 Visualizações
4ªRelatório: Apresentação das Características dos gêneros textuais
Os gêneros textuais referem-se à diferentes formas de expressão textual, ou seja, são textos de qualquer natureza, podendo ou não ser literários. Dessa forma, podemos exemplificar o conto, caracterizado por uma economia de recursos narrativos, que envolve poucos personagens, onde o enredo gira em torno de apenas um conflito que se resolve em pouco tempo.
As fábulas destacam-se por suas narrativas transmitidas em linguagem simples, relacionadas ao comportamento do cotidiano por mensagens morais, acrescida por um pensamento final. Possuem personagens humanas, mas na maioria mostra situações do dia-a-dia vividas por seres personificados como animais com características humana que representa os defeitos, as qualidades e os vícios dos seres humanos, sendo comum a presença de provérbios populares.
A natureza da histórias em quadrinhos, é transmitir mensagens importantes por meio da linguagem dos quadrinhos, ou quando muito curtos também chamados de tira ou tirinha, empregando ou não o humor. Podendo ser definidas como arte sequencial, sendo os desenhos em sequência que narram uma história, entretanto a comunicação se faz por intermédio de imagens que o emissor e o receptor identificam, interpretando as imagens, relacionando com as palavras e percebendo a relações de causa e efeito.
As falas são indicadas, em geral, por meio de balões, estabelecendo-se uma comunicação mais imediata entre os personagens e o leitor, já que o texto é incorporado à imagem. Contudo os quadrinhos estão por toda a parte, utilizados para entretenimento e veicular uma mensagem instrucional a exemplo de uma campanha de economia de água ou para transmitir informativos de trânsito.
Lendas assim como os mitos, é marcada por histórias sem autoria conhecida, criadas por povos de diferentes lugares e épocas para explicar fatos para os quais as pessoas não tinham explicações, como exemplo o surgimento da terra, dos seres humanos, do dia e da noite, fenômenos da natureza, heróis, heroínas, deuses, deusas, monstros e outros seres fantásticos.
Contudo, a poesia qualifica em apresenta características específicas pautadas em provocar emoções e sentimentos, manifestando por meio de palavras de efeitos sugestivos e simbólicos, sonoridade, musicalidade, ritmo, versos e estrofes.
FONTE:
Alfabetização : livro do professor / Ana Rosa Abreu ... [et ai.]. Brasília : FUNDESCOLA/SEF-MEC, 2000.
BELTRÃO, Eliana Lúcia Santos. Diálogo: língua portuguesa. 8º e 9º ano. Ed. Renovada – São Paulo: FTD, 2009 (Coleção Diálogo).
SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de redação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. 472p. (p.45-49).
...