ATPS Eletronica Periodo 2
Trabalho Escolar: ATPS Eletronica Periodo 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrohmc • 1/10/2014 • 826 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
Cargas elétricas e lei de Coulomb
As cargas elétricas são constituídas das partículas elementares, os prótons e elétrons. Partículas eletrizadas podem se interagir através da atração, quando as cargas elétricas delas possuem sinais opostos, e por repulsão, quando a carga elétrica for de sinais iguais. A lei que rege essa interação é a Lei de Coulomb.
A lei de Coulomb é o cálculo das forças de interação de duas partículas, sendo que essas forças de interação são iguais. Para calcular a intensidade dessa força precisamos das cargas elétricas das partículas e da distância entre elas.
Podemos atribuir o seguinte: Q e q para os valores das cargas de todas as partículas, e d para a distância que uma partícula se encontra da outra. Assim, segundo a lei de Coulomb a intensidade da força de interação das partículas é calculada por:
F = K | Q . q |
d 2
Campo elétrico e seu potencial
Um campo elétrico e um campo de força gerado pela ação de cargas elétricas. E uma região do espaço onde se manifesta a ação das cargas elétricas. Esta ação verifica-se à distância, sem contato entre as cargas.
Uma carga elétrica que se encontre num campo elétrico fica sujeita a uma força. Há cargas elétricas positivas e negativas. Se a carga for positiva, a força que sobre ela se exerce tem o sentido do campo elétrico. Se for negativa dá-se o inverso. O campo elétrico é originado em cargas positivas e termina em cargas negativas. O seu sentido pode representar-se por imaginárias linhas de força.
Também campos elétricos também são perigosos, a descarga gerada por este pode matar uma pessoa. Recomenda-as cuidado e uso de equipamentos de proteção para lidar com estes campos extremamente perigosos.
O potencial elétrico e a capacidade de um corpo energizado tem para realizar trabalho, cujo o qual seria atrair ou repelir outras cargas
Diferença de potencial/Tenção elétrica
Tensão elétrica, também conhecida como é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia elétrica potencial por unidade de carga elétrica entre dois pontos.
Questão: Supor que duas cargas pontuais Q1 = 1,5 uC e Q2 = -3,6 uC, estão localizadas em ambiente de vácuo, respectivamente em (2,4) e (0,2). Responder qual seria a intensidade da força devido a estas duas cargas atuando sobre um elétron localizado em (1,3)?
F1 = K Q1 * e / d1²
F2 = K Q2 * e / d2²
Fr = F1 + F2 K é a constante de Coulomb = 9x10^9 Nm²/C²
Q1 = 1,5 x 10^6 C
Q2 = -3,6x10^6 C
e = -1,602x10^-19 C
Questão: Supor que em um sistema computacional é necessária uma tensão de referência de 7,5V para uma aplicação de interface. Considerando o circuito divisor de tensão a seguir, calcular a relação entre R1 e R2 capaz de gerar a tensão necessária.
7,5 = R2 .I
7,5 = R2 .
7,5 =
7,5R1 + 7,5R2 = 12R2
7,5R1 = 4,5R2
R1 =
R1 = 0,6 R2 !!!
Questão: Encontrar e anotar o valor da corrente no ramo central (resistor de 4 ohms)
...