ATPS Estatistica
Exames: ATPS Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PamelaSilva • 17/11/2013 • 2.100 Palavras (9 Páginas) • 312 Visualizações
Estatística
Introdução
Pesquisa sobre Estatística. Suas competências e Habilidades. Discute-se a organização, a sintetização e a apresentação de dados; a medição da variação nos dados e levantamento de dados; a estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas; a aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros; a análise da relação entre duas ou mais variáveis.
A estatística é uma importante ferramenta que pode auxiliar na tomada de decisões estatísticas administrativas de acordo com as informações. Pode-se estabelecer um novo planejamento ou alterar a direção.
Palavras chaves: As aplicações da Estatística, Possibilidade de aplicação de estatística na área de Administração, Medidas de tendência central, Medidas de Dispersão.
Etapa 1
Conceito
Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos e empiricamente observáveis.
Uma boa definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.
Mais precisamente a estatística se preocupa com:
-A coleta, a organização, a sintetização e a apresentação de dados;
-A medição da variação nos dados e levantamento de dados;
-A estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas;
-A aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros;
-A análise da relação entre duas ou mais variáveis.
Uma ferramenta multidisciplinar
Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada.
Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.
A Estatística permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaborados, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaborados, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.
As aplicações da Estatística
Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de
pesquisas e estudos estatísticos, os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, onde a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.
Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de
produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada. Na prática, a estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências.
O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social.
Possibilidade de aplicação de estatística na área de Administração.
Área de Recursos Humanos
Na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salários, as necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados; propõe planos de avaliação de desempenho do quadro funcional; elabora planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc.
Área de Marketing e Análise de Mercado
O estatístico tem um perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado; nos sistemas de informações de marketing, e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais; no desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.
Área Financeira e Bancária
Na área financeira o estatístico pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial; na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros; de informações gerenciais; na definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos; nas análises de fluxo de caixa; na avaliação e projeção realizar indicadores financeiros; na análise das demonstrações contábeis; no desenvolvimento e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.
Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em
...