ATPS Etapa 1
Exames: ATPS Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raissamagri • 2/11/2014 • 981 Palavras (4 Páginas) • 255 Visualizações
7. Oque é método das partidas dobradas?
R: Em contabilidade, o Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano ("el modo de Vinegia") foi descrita pela primeira vez por Luca Pacioli no livro "Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità" em 1494, é um sistema-padrão usado em empresas e em outras organizações para registrar transações financeiras. Sua premissa é de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são representados por diversas variáveis, chamadas contas, onde cada uma reflete um aspecto em particular do negócio como um valor monetário. Cada transação financeira é registrada na forma de entrada em pelo menos duas contas, onde o total de débitos deve ser igual ao total de créditos. A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder a um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE; DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES. CONTAS- Representam os registros de débito e crédito da mesma natureza ou espécie identificada por um título que qualifica os elementos do patrimônio (direito, obrigação, bem ou situação líquida) ou uma variação patrimonial (despesas e receitas).
8. Quem eram os provedores da fazenda?
R: Eram homens designados pelo governo geral que acumulavam funções, assim eram chamados contadores no inicio.
9. Quando iniciou o ensino de contabilidade no Brasil?
R: O ensino superior surgiu entre os séculos XI e XV segundo Koche; no que tange ao espírito de ministrar conhecimentos, remonta ao século XVII. Nessa época a ciência era encarada como um conjunto de conhecimentos certos e verdadeiros. (1988). No Brasil colonial e imperial, nas Universidades de Paris e Coimbra, era ministrada no exteriora instituição superior, beneficiando apenas os filhos de famílias ricas. Em 1572 iniciaram os primeiros cursos superiores no Brasil. nos séculos XVIII e XIX, segundo Franco, o ensino de contabilidade caracterizou-se pelas aulas de comércio, formando contadores, desde 1754 até meados do século XIX. (1997). Sintetizando a evolução cronológica, com o intuito de identificar os aspectos da evolução do ensino de contabilidade, apresentam-se os principais fatos históricos, cujos dados foram extraídos da Obra de Franco (1997). Diante da evolução histórica do ensino da contabilidade no Brasil, existe um fato que merece destaque devido à sua relevância. Em 1945, o Decreto-Lei de 22/09, reformulou o ensino da contabilidade em dois níveis, a saber: Nível médio – Técnicos de contabilidade e; Nível superior - Bacharéis em Ciências Contábeis e Atuarias. Neste momento faz-se necessário o entendimento sobre Instituição de Ensino Superior (IES). De acordo com a Lei n. 9.394/96, art. 52, “as universidades são instituições pluri disciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano”. Marion (1996, p. 25) afirma que “a instituição de ensino superior é o local adequado para a construção do conhecimento, para a formação da competência humana”. Assim, analisando as obras dos autores pesquisados, percebe-se a evolução histórica do ensino da contabilidade no Brasil Período e Fatos Séc. XVIII e XIX Aulas de comércio, desde 1754 até meados do séc. XIX. 1902 Fundada, em São Paulo, a Escola Prática de comércio em São Paulo, (Escola de Comércio Álvares Penteado – onde por várias décadas formou os principais líderes da profissão em nosso país) e da academia de Comércio do Rio de Janeiro.
10. Qual é a antiga instituição profissioanl e cultural da ciência contábil brasileira?
R:
...