ATPS Etapa I Tecnologias De Gestão
Pesquisas Acadêmicas: ATPS Etapa I Tecnologias De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleyber • 25/10/2013 • 964 Palavras (4 Páginas) • 377 Visualizações
ATPS – Tecnologia de Gestão – Etapa 1
Mudança Organizacional
Devido a um ambiente de alta instabilidade e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir, as organizações veem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais. Caracterizando a necessidade de mudanças organizacionais, sofrendo qualquer tipo de alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, afim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga com seus concorrentes. Dentre vários fatores que forçam a mudança organizacional podemos citar:
* Envelhecimento Precoce - Seu produto for substituído por um produto mais avançado e morrer perante o mercado.
* Evolução Tecnológica - Seu concorrente adquirir uma tecnologia que venha a facilitar no processo de produção (Produzido em Massa) e por consequencia diminui seus custos operacionais e preço de venda
* Pressões de mercado: - Stakeholders Internos (Funcionários) - Procurando criar mudanças afim de motivar e gera expectativas em cima de seus funcionários - Stakeholders Externos (Clientes e Fornecedores) Mesmo sendo totalmente benéfico para a organização qualquer mudança que venha a acontecer em seu meio causa uma grande barreira perante a seus funcionários por diversos fatores, dentre eles podemos destacar:
* Medo do Desconhecido - O funcionário sente medo de não se adaptar ao novo processo.
* Alterar padrões de execução - Quando o funcionário sempre executa a tarefa da mesma forma durante anos e não quer se adequar com a nova realidade.
* Segurança - O funcionário tem medo de perder o seu emprego e ser substituído por uma pessoa mais nova que esta mais apta com o novo processo Aliás, conforme evidenciado em várias pesquisas realizadas em ambiente organizacional, além do funcionário não aceitar a mudança, em muitos casos ele se manifesta contra ela, podendo sabotar o novo processo (executando a tarefa de forma errada ou alimentando-a de informação imprecisa só para causar falha no processo) projetar toda e qualquer problema que venha a acontecer na organização em cima desta mudança e evitando-o, deixando de utilizar este novo padrão e se deslocando para utilizar o antigo processo. Portanto, podemos considerar que um dos maiores desafios para os administradores neste século XXI será a administração das mudanças organizacionais, já que a mudança organizacional é uma obrigação necessária para qualquer empresa conseguir sobreviver no mercado.
Paradigmas
São realizações científicas que servem de modelo para toda a pesquisa, determinando que tipos de leis e teorias são válidos, que tipos de dados são pertinentes, que problemas serão investigados, que tipos de soluções serão propostos e até mesmo como os fenômenos científicos devem ser percebidos.
“(...)‘Ciência normal’ significa a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações científicas passadas. (...) Reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade científica específica como proporcionando os fundamentos para sua prática posterior”, (KUHN, 1976, p. 29). Ou seja, ciência normal é a mesma coisa que paradigma. Aqueles que não se conformam aos limites dos paradigmas são simplesmente ignorados. (idem, p.45). A mudança de um paradigma a outro se dá quando este se esgota. Não é uma questão de ter suas teorias sofridas um bombardeio de críticas e não tê-las suportado. A paz é quebrada, e o paradigma
...