ATPS Etapa02
Artigos Científicos: ATPS Etapa02. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fermelo • 9/5/2013 • 1.911 Palavras (8 Páginas) • 321 Visualizações
RELATÓRIO 1
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO.
PASSO 01:
1. Fazer a leitura individual de: Introdução à Programação de Computadores para Cursos de
Engenharia e de Automação. Disponível em:
<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QTzluaU4yX1JRYTg/pre
view>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios da Construção de
Algoritmos.
2. Fazer a leitura individual de: Algoritmos Computacionais (Programas). Disponível em:
<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QMnFjLXd4OHZ3V28/p
review>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios da Representação de
Dados e variáveis.
3. Fazer a leitura individual do capítulo 1: Introdução do livro texto da disciplina de
Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª
ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 2 a 26) focando a leitura em Conceitos Fundamentais de
Programação em Linguagem C.
Foram realizadas todas as leituras do Passo 01.
PASSO 02:
Fazer a discussão do conteúdo do texto lido, e registrar as informações referentes ao conteúdo do texto lido e registrar em um relatório os programas e análises de qualidade e complexidade, com destaque para:
• Noção de Algoritmos.
• Pseudo Linguagem.
• Estrutura de um Programa.
• Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.
• Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.
• Características do ambiente de desenvolvimento C.
*Noções de Algoritmo:
Verificamos que um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer interações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo.
* Pseudo Linguagem:
Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível, mas evitando definir regras de construção gramaticais muito rígidas. A ideia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, mas restringindo o escopo da linguagem. Normalmente estas linguagens são versões ultra reduzidas de linguagens de alto nível do tipo Pascal ou C.
* Estrutura de um Programa
O algoritmo como um todo é um bloco de instruções, então deve ser delimitado pelos comandos início e fim.
As constantes e variáveis devem ser declaradas no início.
Os comandos são executados sequencialmente de cima para baixo e da esquerda para a direita, assim, devem ser escritos nesta sequência.
Cada comando deve terminar com; (ponto-e-vírgula).
Abaixo segue um modelo da estrutura básica de um algoritmo:
início
/* declaração das constantes e variáveis*/
inteiro: var1, var2;
real: var3;
caractér: nome;
/* comandos */
comando 1;
comando 2;
comando 3;
..........
..........
..........
comando n;
fim
* Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis
Os dados fazem parte da fase de entrada de um algoritmo e são essenciais para que haja a informação. Os dados podem representar números, letras, palavras, frases, textos e até valores lógicos.
As linguagens de programação trazem os mais diversos tipos de dados, existem tipos específicos para números, texto, imagem, som, arquivos, entre outros. Entretanto, para os algoritmos iremos utilizar apenas os tipos básicos, ou primitivos, que serão suficientes para o desenvolvimento da lógica utilizada na resolução dos problemas propostos, pois o tipo de informação é apenas uma restrição tecnológica, assim o programador tem a liberdade de adicionar novos tipos ao algoritmo, adequando-os para a linguagem de programação a ser utilizada na implementação do algoritmo.
São largamente utilizados e implementados na maioria das linguagens de programação, que são: numéricos, caracteres e lógicos.
Numéricos
Esse tipo de dados é específico
...