ATPS Gestão Hurbana
Casos: ATPS Gestão Hurbana. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasnunesguima • 7/11/2014 • 3.229 Palavras (13 Páginas) • 212 Visualizações
RA 9413569545Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
DESAFIO PROFISSIONAL
1º Bimestre
PROCESSOS GERENCIAIS E
MATEMÁTICA
Goiânia/Go
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 2
Planejamento Estratégico 3
Planejamento Tático. 3
Desenvolver Líderes 4
CONSTRUÇÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO 7
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO / DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O PESSOAL OPERACIONAL. (HOTERDAN – HIPERMERCADO). 8
Conclusão 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho trataremos da reestruturação organizacional da empresa Hortedan hipermercados, montando assim um plano de ação para motivar e capacitar os integrantes da mesma, atingindo assim todas as hierarquias, para alcançar nossos objetivos e dessa forma conseguir fazer com que a mesma volte a ter sua produtividade adequada.
Primeiramente a empresa tem que ter bastante definido seus valores, missão e visão, para que ela possa ter uma base de seu funcionamento, ou seja, para que ela possa dirigir suas atividades dentro do mercado, sendo assim suas estratégias ficarão mais claras e objetivas. A estrutura organizacional de uma empresa nada mais e do q a hierarquia, ou seja, seus cargos e funções, a forma de como a empresa funciona, desta forma a empresa e dotada por: diretor, gerentes e colaboradores.
Planejamento Estratégico
Os planos Estratégicos envolvem uma visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.
A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Levam-se em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem e/ou valida à missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.
Planejamento Tático.
Os planos Táticos envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.
Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. Existe ainda uma subclassificação dos planos Táticos, chamada de Políticas. As políticas
São como guias gerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões, pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação. Assim, existem as políticas de recrutamento de pessoal, políticas de relacionamento com clientes, políticas de segurança, entre outras.
Planejamento Operacional.
Os planos Operacionais são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos. São planos que se preocupam com o ‘que fazer’ e ‘como fazer’ as atividades cotidianas da organização.
Estes planos devem estar proliferados em toda a empresa e podem estar constituídos também por sub-planos, com diferentes graus de detalhamento. No fundo, estes planos simplesmente asseguram que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, afim de que esta possa alcançar seus objetivos.
Como cada plano é elaborado por níveis distintos na escala organizacional, é importante que a harmonia seja mantida em todo o processo, pois cada um, dentro de sua especialidade pode não estar em consonância com os objetivos da empresa.
PLANO DE CAPACITAÇÃO DE DIRETORES E GERENTES
Para o melhoramento gerencial é preciso primeiramente destacar seus reais objetivos para se alcançar as determinadas metas. Saber dialogar com seu superior e após entrar em um consenso, desenhar um plano de ação para agir sobre tal situação/problema e encontrar algum modo de seguir o caminho que foi estabelecido. Alcançando seus objetivos terá uma gerencia eficaz.
Desenvolver Líderes
São atividades vivenciais, que são desenvolvidas no formato de Dinâmicas de grupo, tem como objetivo capacitar profissionais para a prática de liderança, desenvolvendo atitudes que permitam influenciar os membros do grupo;
Primeiro Plano: “Liderança Individual”: Tem como missão melhorar sua própria vida, não transmitindo ao outro, o que não possui.
Segundo Plano: “Liderança em Grupo”: A capacidade do líder em influenciar o grupo que pertence, a partir de seu desempenho e valores, as pessoas sempre buscam como referências pessoas que são capazes de solucionar seus próprios problemas.
Terceiro Plano: “Liderança Situacional”: Desempenha seu papel de condução, em qualquer tipo de tarefa,
...