ATPS Handbol
Artigo: ATPS Handbol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardo_henriqu • 25/2/2014 • 857 Palavras (4 Páginas) • 331 Visualizações
ETAPA 3 - Conceitos dos Fundamentos do Handebol
Passes – São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas.
• Quais são os tipos de passe do handebol?
1. Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
2. Passes em pronação: lateral e para trás.
3. Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.
4. Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.
5. Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.
6. Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.
Recepções - A recepção é um fundamento técnico cujo principal objetivo é dar ao jogador um inteiro domínio sobre a bola passada a ele. No handebol existem Três tipos de recepções: recepção alta, recepção média e recepção baixa.
No processo de iniciação esportiva recomenda-se que os Três tipos de recepções sejam desenvolvidos em conjunto com os passes, sendo que a ênfase inicial do trabalho deve ser no domínio correto sobre a bola de modo que a mesma não saia da posse de sua equipe.
Progressões - A progressão, como o próprio nome indica, é um fundamento técnico cujo principal objetivo é dar ao jogador a condição de progredir em direção à quadra adversária no intuito de conseguir o melhor posicionamento possível dentro das variantes ambientais que o jogo oferece. No handebol existem três tipos de progressões:
1. O drible.
2. Os três passos.
3. Os três passos + drible + Três passos.
Mais adiante descreveremos o drible de uma forma mais específica.
No trabalho para o desenvolvimento dos três tipos de progressões o mais importante é conscientizar o jogador de que ele sempre deve estar em um deslocamento progressivo procurando os espaços vazios em quadra, tanto quando estiver com a posse da bola, Como também quando estiver sem a posse da bola.
Arremessos - O arremesso é um fundamento técnico que possibilita ao jogador fazer ou não o gol na equipe adversária. Basicamente, podemos afirmar que existem três tipos de arremessos no handebol. São eles:
1. Arremesso básico
2. Arremesso com salto
3. Arremesso com queda
No trabalho de desenvolvimento do arremesso deve-se explorar uma maior variabilidade possível dos três tipos de arremesso, sempre respeitando os princípios da versatilidade e universalidade, sendo também de fundamental importância que se oriente para o aproveitamento ótimo do arremesso tanto em direção quanto em força. Algumas recomendações importantes que devem ser dadas ao jogador são que o arremesso deve preferencialmente ser realizado após uma condução de bola com as duas mãos, somente levando a mesma para a mão que vai arremessar durante a construção do arremesso. Também é interessante que o arremesso seja realizado depois de uma finta, onde o jogador terá maior facilidade em encontrar uma posição favorável dentro das condições que o jogo oferece para a realização do arremesso em direção ao gol adversário.
Dribles - O drible é um fundamento técnico utilizado como recurso que visa primariamente progredir em direção ao gol adversário. No handebol existem dois tipos de dribles:
1. O drible alto, utilizado para deslocamentos em grande velocidade e fundamental para um bom contra-ataque;
2. O drible baixo, utilizado basicamente para a proteção de bola.
Os principais objetivos
...