ATPS Hidrostática
Ensaios: ATPS Hidrostática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deyvid_Nunes • 11/11/2014 • 2.358 Palavras (10 Páginas) • 300 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE IV
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
3º - SEMESTRE
HIDROSTÁTICA/FLUIDOS
ALUNOS
DEYVID LUCAS VIEIRA NUNES RA:7031301109
PEDRO RA:
MICHELLE
LEONARDO
CAIO
BRUNO RA:
RA:
RA:
RA:
PROF. ORIENTADOR
ENG. GEZIEL GONSALVES DIAS
DEYVID LUCAS VIEIRA NUNES RA:7031301109
PEDRO RA:
MICHELLE
LEONARDO
CAIO
BRUNO RA:
RA:
RA:
RA:
PROF. ORIENTADOR
ENG. GEZIEL GONSALVES DIAS
HIDROSTÁTICA/FLUIDOS
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade IV, como exigência da disciplina engenharia de controle e automação.
Orientador (a): Prof. Eng. Geziel Gonsalves Dias
SUMARIO
Introdução 3
2. Lei de Arquimedes 4
2.1. Lei de Stevin 4
2.2.Lei de Pascal 5
3. Hidrostática no cenário da engenharia 6
4. Conclusão 6
1. Introdução
Hidrostática
A hidrostática é a parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso, sob ação de um campo gravitacional constante, como ocorre quando estamos na superfície da Terra.
As leis que regem a hidrostática estão presentes no nosso dia-a-dia, mais do que podemos imaginar.
Elas se verificam, por exemplo, na água que sai da torneira das nossas residências, nas represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica que utilizamos e na pressão que o ar está exercendo sobre você nesse exato momento.
Pressão
A grandeza física determinada pelo quociente entre uma força aplicada e a área de ação dessa força recebe o nome de pressão. É o que se vê na figura abaixo:
2. Lei de Arquimedes
A lei de Arquimedes, como o próprio nome indica, foi descoberta pelo matemático e físico da antiga Grécia Arquimedes (cerca de287 a. C.-212 a. C.).
Em física, a lei de Arquimedes estabelece que um objeto total ou parcialmente imerso num fluido desloca um volume de fluidoque pesa o mesmo que a aparente perda de peso do objeto. Esta perda de peso, por sua vez, é igual à magnitude da forçavertical de baixo para cima, ou impulsão, experimentada pelo objeto.
Se o peso do objeto for inferior à impulsão exercida pelo fluido, ele flutuará, parcial ou completamente, acima da superfície. Seo seu peso for igual à impulsão, o objeto ficará em equilíbrio abaixo da superfície. Se o seu peso for superior à impulsão, ele afundar-se-á.
A lei de Arquimedes explica porque é que os navios flutuam na água. Apesar de serem feitos de materiais densos, os naviosdeslocam um grande volume de água, o que faz com que a impulsão que recebem seja superior ao seu peso.
É também devido à lei de Arquimedes que os balões de ar quente sobem. Considere um objeto que está suspenso no ar por um dinamômetro que indica o valor do seu peso. Em seguida, mergulha-se o mesmo objeto em um recipiente que contém um líquido em seu interior. Nessa segunda situação, o mesmo objeto terá um peso menor.
•
P2 é menor do que P1 pelo fato de o líquido exercer forças por toda a extensão do objeto, como se vê a seguir:
•
•
Na figura acima, é importante observar que:
a) as forças F3 e F4 se anulam, pois são simétricas;
b) a intensidade da força F2 é maior que a intensidade da força F1, porque a pressão exercida pelo líquido na parte inferior do objeto é maior que a pressão exercida na parte superior (de acordo com a Lei de Stevin).
Essa diferença irá resultar numa força vertical e dirigida para cima, que é conhecida como empuxo. O empuxo pode ser determinado pela equação:
E=F2-F1
Segundo o princípio de Arquimedes, a intensidade do empuxo é igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto imerso:
E=PFD=mFD.g=dFD.g.VFD
Onde:
PFD é peso do fluido deslocado.
mFD é a massa do fluido deslocado.
dFD é a densidade do fluido deslocado.
VFD é o volume do fluido deslocado.
É importante salientar que, ao falarmos de fluidos, estamos nos referindo a líquidos e gases. Ou seja, o empuxo não é uma exclusividade dos líquidos, os gases também podem exercê-lo.
2.1. Lei de Stevin
Ao
...