TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS -MATEMÁTICA - GESTÃO PÚBLICA

Trabalho Escolar: ATPS -MATEMÁTICA - GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS –MATEMATICA – GESTÃO PÚBLICA

CONCEITO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS

Definição de Conjunto: Conjunto é o agrupamento de elementos que possuem características semelhantes. Os Conjuntos numéricos especificamente são compostos por números.(http://www.mundovestibular.com.br/articles/5951/1/Conjuntos-Numericos/Paacutegina1.html)

CONCEITO DE DÍZIMA PERIÓDICA

Entende-se por dízima periódica, como uma representação numérica, tanto decimal quanto fracionária, onde existe uma seqüência finita de algarismos que se repetem indefinidamente. ( http://www.infoescola.com/matematica/dizima-periodica/)

CONCEITO DE NÚMEROS COMPLEXOS

Números Complexos

Chama-se conjunto dos números complexos, e representa-se por C ou seja :

z = (x,y)

onde x pertence a R e y pertence a R.

Então, por definição, se z = (x,y) = (x,0) + (y,0)(0,1) onde i=(0,1), podemos escrever que:

z=(x,y)=x+yi

(http://www.mundovestibular.com.br/articles/4619/1/NUMEROS-COMPLEXOS/Paacutegina1.html)

CONCEITO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU

Denomina-se equação do 1° grau com uma incógnita, qualquer equação que possa ser reduzida à forma ax = b, onde x é a incógnita e a e b são números reais, com a ≠ 0. a e b são coeficientes da equação.Equações do 1° grau podem possuir mais de uma incógnita. Como exemplo, temos as equações do 1° grau com duas incógnitas, que são quaisquer equações que podem ser reduzidas a uma equação equivalente da forma ax + by = c, com a ≠ 0 e b ≠ 0. Neste caso, além de a e b, temos também c como coeficientes da equação.( http://www.matematicadidatica.com.br/EquacaoPrimeiroGrau.aspx)

CONCEITO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU

Equação do 2º grau é toda sentença matemática do tipo ax² + bx + c = 0, com a, b, c Î |R e a ≠ 0.O gráfico de uma equação do 2º grau, é uma curva chamada Parábola.Identifique os coeficientes a, b, c da equação.(http://www.igm.mat.br/profweb/sala_de_aula/mat_computacional/alunos/marli/marl_topico1.htm)

CONCEITO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU

Uma função do 1º grau pode ser chamada de função afim. Pra que uma função seja considerada afim ela terá que assumir certas características, como: Toda função do 1º grau deve ser dos reais para os reais, definida pela fórmula f(x) = ax + b, sendo que A deve pertencer ao conjunto dos reais menos 0 zero e que B deve pertencer ao conjunto dos reais. (http://www.pucrs.br/famat/vnunes/mathe/Fun_Rec.pdf)

CONCEITO DE FUNÇÃO DO 2º GRAU

Toda função estabelecida pela lei de formação f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais e a ≠ 0, é denominada função do 2º grau. Generalizando temos: As funções do 2º grau possuem diversas aplicações no cotidiano, principalmente em situações relacionadas à Física envolvendo movimento uniformemente variado, lançamento oblíquo e etc.; na Biologia, estudando o processo de fotossíntese das plantas; na Administração e Contabilidade relacionando as funções custo, receita e lucro; e na Engenharia Civil presente nas diversas construções. (http://www.pucrs.br/famat/vnunes/mathe/Fun_Rec.pdf)

CONCEITO FUNCÃO LOGARÍTIMA

O conceito de função logarítmica está implícito na definição de Napier e em toda a sua obra sobre logaritmos. (http://www.pucrs.br/famat/vnunes/mathe/Fun_Rec.pdf)

Chama-se função logarítmica de base a à correspondência

g: lR+ lR

x loga x , com a > 0, a ≠ 1.

CONCEITO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

Toda relação de dependência, onde uma incógnita depende do valor da outra, é denominada função. A função denominada como exponencial possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente. (http://educacao.uol.com.br/matematica/funcao-exponencial.jhtm)

CONCEITO DE FUNÇÃO CUSTO , RECEITA E LUCRO

(http://www.pucrs.br/famat/vnunes/mathe/Fun_Rec.pdf)

Função Custo

A função custo está relacionada aos gastos efetuados por uma empresa, indústria, loja, na produção ou aquisição de algum produto. O custo pode possuir duas partes: uma fixa e outra variável. Podemos representar uma função custo usando a seguinte expressão: C(x) = Cf + Cv, onde Cf: custo fixo e Cv:custo variável

Função Receita

A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto.

R(x) = px , onde p: preço de mercado e x: nº de mercadorias vendidas.

Função Lucro

A função lucro diz respeito ao lucro líquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre a função receita e a função custo.

L(x) = R(x) – C(x)

CONCEITO DE FUNÇÃO POTÊNCIA

Toda função do tipo y = x n, onde "n" é um número natural, é chamada Função Potência.(http://www.pucrs.br/famat/vnunes/mathe/Fun_Rec.pdf)

CONCEITO DE FUNÇÃO POLINOMIAL

Toda função na forma P(x) = anxn + an-1xn-1 + ... + a2x2 + a1x + a0, é considerada uma função polinomial, onde p(x) está em função do valor de x. A cada valor atribuído a x existe um valor em y, pois x: domínio da função e y: imagem. (http://www.pucrs.br/famat/vnunes/mathe/Fun_Rec.pdf)

CONCEITO DE FUNÇÃO RACIONAL

Os polinómios podem ser, evidentemente, multiplicados por constantes, somados, subtraídos e multiplicados, e os resultados serão novamente polinómios. No entanto, se dividirmos polinómios nem sempre obteremos outro polinómio. Esse quociente é chamado função racional, isto é, uma função racional f(x) é do tipo f(x) = n(x) / d(x), onde n(x) e d(x) são polinómios. Se o denominador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com