ATPS MaskMais
Tese: ATPS MaskMais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivianadilson • 27/3/2014 • Tese • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 295 Visualizações
Etapa 4:
Passo 1
Podemos definir a cadeia de suprimentos como um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si, tendo como exemplos dessas instalações: os fornecedores de matéria-prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados entre as instalações. Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração da cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e consequentemente o aumento da cota de marcado (o market share); a cadeia de suprimentos preocupa principalmente com a produção, distribuição e vendas de produtos físicos.
Passo 2
• Em visita na empresa Naturepharma, fomos muito bem recebidos pela Claudia Balestra que é farmacêutica e proprietária da farmácia.
Na entrevista ela nos explicou que os pedidos dos medicamentos são feitos mediante receita médica e nos mostrou como é feito todo o processo até chegar à receita na linha de produção, que no caso da farmácia são os laboratórios.
A farmácia possui três laboratórios sendo um para manipulação de cápsulas, conhecido como laboratório de produtos interno, outro para linha de produtos externo, que no caso seria a linha de produtos cosméticos e um laboratório de homeopatia e florais.
Constatamos que para o medicamento ser feito ele passa por vários processos até chegar à linha de produção.
A entrevista com o colaborador da empresa Interbroker distribuidora da Nestlé, foi tranquila, senti-me bem à-vontade na empresa, e todas as minhas perguntas foram esclarecidas.
Em relação à empresa MaskMais Distribuidora exclusiva da Kraft Food, o colaborador entrevistado foi muito prestativo e simpático, explicou tudo que perguntei com muita segurança sobre o assunto.
• A administração de materiais das empresas estudadas se baseia da seguinte forma:
Na empresa Naturepharma, a transportadora entrega o pedido na farmácia, onde um funcionário do laboratório acompanha a entrega e confere o pedido com a nota fiscal, logo após ele separa os produtos que necessitam de temperatura e armazenamento diferenciado, em seguida são separados os produtos pelas iniciais das letras onde serão alocados nos armários por ordem alfabética para facilitar a localização.
Diariamente no período da manhã a manipuladora separa quais são as matérias primas que estão em falta dentro do laboratório e pede a um funcionário para buscá-los na sala de matérias primas.
No laboratório os princípios ativos utilizados nas fórmulas são pesados, peneirados e encapsulados, em seguida são enviados a sala ao lado onde os potinhos de medicamento são conferidos, rotulados e lacrados pela farmacêutica responsável. Após esse processo uma funcionária do setor do atendimento vai até a sala de conferência com uma bandeja para levar os produtos acabados até o setor de atendimento.
Os medicamentos são alocados num armário por ordem numérica para facilitar o ultimo processo que a localização dos mesmos para ser entregue ao cliente.
Na empresa MaskMais funciona da seguinte maneira:
O dono solicita os produtos por e-mail, que é transportado para empresa através de caminhões ou carreta depende da quantidade, o pessoal do estoque descarrega e confere a mercadoria e depois armazena no estoque através de empilhadeiras, sendo o chocolate na câmera fria e os drops e gomas nas prateleiras, e vão “pegando” de acordo com os pedidos dos vendedores.
A MaskMais não trabalha com linha de produção, e sim com o serviço, então a mercadoria sai do estoque para o caminhão que será entregue aos vendedores e posteriormente aos clientes, a empresa trabalha com o processo de caixeiro viajante, onde o produto fica na Kombi antes de ser vendido. E por fim o vendedor pega os produtos do veículo de acordo com o pedido do cliente.
No caso da empresa Interbroker a administração de materiais e patrimoniais é feita da seguinte maneira:
A Nestlé manda os produtos através da transportadora e os próprios entregadores que abastace o estoque, sendo cada família em um corredor:
...