ATPS PARCIAL
Dissertações: ATPS PARCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cjbesc • 24/9/2014 • 673 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
Intimamente ligado à contabilidade, o setor financeiro deve utilizar-se das demonstrações contábeis para antever situações de requeiram a intervenção do gestor. Deve-se saber qual intensidade e em quais condições cada situação interfere nas finanças da empresa, além de apresentar quais ferramentas utilizar para tomar a decisão capaz de implementar as melhores ações práticas de controle financeiro.
Conforme dissemos, é grande a complexidade das ações do profissional do segmento financeiro. Ele deve ser capaz de sincronizar os setores de contas a pagar e receber, comercial, compras e produção para o efetivo controle financeiro da empresa. O fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados são ferramentas essenciais para fazer essa ligação sistêmica entre os setores. Para tomar uma decisão capaz de reduzir gastos e aumentar os lucros da empresa, o gestor de uma organização terá que coletar os dados financeiros e conhecer além das demonstrações para perceber os problemas e manter o funcionamento no mercado.
A função financeira da empresa caracteriza-se principalmente por obter o montante adequado para a continuidade do negócio e conservar o capital, sabendo obter lucro com o uso desse capital, para que os investimentos continuem fluindo.
O gestor financeiro deve determinar qual a melhor forma de financiar as operações da empresa, isto é, ele deve determinar qual a estrutura de capital (composição de fontes de fundos) mais adequada. Deve levar em consideração o retorno desejado pelos acionistas e o custo do capital.
O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados na gestão financeira, possibilitando efetuar projeções a curto, médio e longo prazo. As decisões estratégicas da empresa devem considerar o futuro impacto causado no fluxo de caixa.
O fluxo de caixa possibilita acompanhar de perto as receitas e despesas, calcular melhor os custos e o volume das compras para não acabar no banco, em busca de crédito para financiar o capital de giro. A empresa precisa fazer o controle minucioso das entradas e saídas para ganhar fôlego e poder expandir no mercado. Através dessa ferramenta é possível prever as datas adequadas para pagamentos, recebimentos, retirada de lucros e pró-labore e realização de promoções para desova de estoques. O fluxo de caixa pode ser montado, através de planilhas, softwares de gestão financeira ou até manualmente.
Ao deparar-se com um fluxo de caixa deficitário, o gestor financeiro deve analisar cuidadosamente as causas desse descompasso financeiro. Muitas vezes, a primeira solução encontrada é alongar o perfil das dívidas através de captação de recursos em bancos, mantendo assim seu capital de giro para possibilitar o funcionamento racional da empresa. Nesta ação, utiliza-se da matemática financeira para comparar qual banco fornece as menores taxas de juros. Aliás, a matemática financeira também nos auxilia no cálculo da forma de recebimento das receitas oriundas da venda de produtos ou serviços. O gestor financeiro deve se precaver quanto ao parcelamento do montante referente à venda, definindo taxas de juros que, ao mesmo tempo gere lucro para a empresa e propicie ao consumidor a possibilidade de compra.
Outro importante instrumento é o controle estatístico. Através desse método podemos analisar os hábitos de
...