ATPS Pcp Anhanguera
Monografias: ATPS Pcp Anhanguera. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 42040894888 • 5/6/2013 • 2.308 Palavras (10 Páginas) • 871 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIABC
LOGISTICA – TURMA 2º MA
GRUPO: LOG SEVEN
Prof. Antônio Barbezani
Superior de Tecnologia em Logística
Disciplina: CS9018 – Planejamento e Controle da Produção
Santo André
03/05/2013
Etapa 1:
O Conceito de “PCP” – Planejamento e Controle da Produção
Em um sistema de produção, toda vez que são estipulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-los, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).
A função do Planejamento e Controle da Produção é fazer com que a organizaçãoproduza com maior perfeição, eficiência e rapidez a menor custo, obtendo assim, maior lucratividade. É um sistema de transformações e informações entre marketing, engenharia, fabricação de materiais, e demais departamentos da organização, nas quais são utilizadas as informações à respeito das vendas, linhas de produtos, capacidade de produção, mão-de-obra e previsões para atender às necessidades de demanda.
O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle, para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. Isso levará a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção.
O Objetivo do Planejamento e Controle da Produção dentro das Organizações
As empresas devem se preparar elaborando planos de longo, médio e curto prazo para o dimensionamento de suas capacidades de produção, através de estudos de previsão de demanda e objetivos estabelecidos pelo planejamento estratégico, feitos pela alta administração da organização, com a finalidade de se fazer a previsão dos recursos necessários (equipamentos, mão-de-obra especializada, capital para investimentos em estoque) que geralmente não são possíveis de adquirir em curto prazo, fazendo com que os informes entre os departamentos diretamente ligados a autarquia do “PCP” resultem satisfatoriamente aos objetivos pré-estabelecidos pelo planejamento, como mostra o esquema abaixo:
Todos os níveis que compõem o organograma do “PCP” devem apoiar os departamentos de vendas e produção no planejamento e na coordenação de suas ações, com a finalidade de que sejam cumpridos e atingidos todos os resultados previamente estabelecidosem termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar.
Também pode-se afirmar que as funções do de maneira geral, são:
• Definição das quantidades a serem produzidas;
• Gestão de estoques de matéria prima e insumos;
• Emissão das ordens de fabricação;
• Programação e controle das ordens de fabricação;
• Movimentação das ordens de fabricação da produção;
• Controle e acompanhamento da produção.
Etapa 2:
Programação da Produção:
Para atingir objetivos e aplicar corretamente seus recursos, as empresas tem que planejar e controlar de forma adequada sua produção. Por isso existe o planejamento e controle de produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia. A eficiência ocorre quando o utilizam de forma adequada os recursos empresariais, enquanto a eficácia significa o alcance dos objetivos propostos pela empresa.
O PPCP determina a prioridade que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira, o PPCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir, a disponibilidade de matéria-prima, materiais, de pessoas, de maquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas.
De outro lado o PCP monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir.
OPPCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa, com a área de engenharia industrial: o PPCP programa o funcionamento de máquinas e equipamentos e baseia-se em boletins de operações (BO) fornecidos pela engenharia industrial.
Com a área de recursos humanos: o PPCP programa a atividade da mão de obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção. Com a área financeira: o PPCP baseia - se nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis de estoques de matérias-primas e de produtos acabados, além dos lotes econômicos de produção.
Com a área de vendas: o PPCP se baseia na prevenção de vendas fornecida pela área de vendas, para elaborar o plano de produção da empresa e planejar a quantidade de produtos acabados necessária para suprir as entregas aos clientes.
Com a área de produção: o PPCP planeja e controla as atividades da aérea de produção, o que significa que essa área funciona de acordo com o que é planejado e programado pelo PPCP.
O PCP determina de que forma a empresa pode atender certas prioridades na produção de seus bens e serviços, as prioridades do PPCP estão quase sempre ligadas aos custos, qualidades e flexibilidades das empresas.
Segundo o livro de Idalberto Chiavenato, o plano de produção é muito amplo e genérico, a programação da produção precisa detalhá-lo para que possa ser executado no dia a dia da empresa.
Programar produção significa determinar quando deverão ser realizadas as tarefas e operações de produção e quando deverá ser feito, estabelecendo um fluxo de informações para todas as unidades envolvidas, com o propósito de comandar, coordenar e integrar o processo produtivo da empresa.
Portanto, o PCP tem como finalidade aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se, portanto, de uma dupla finalidade atuar, sobre
...