ATPS-Pesquisa em Serviço Social
Por: eli francisco • 7/3/2017 • Projeto de pesquisa • 2.253 Palavras (10 Páginas) • 268 Visualizações
Universidade Anhanguera- Uniderp
Centro de educação à distância
Polo-Luziânia-Go
Integrantes:
Marcelo Peres Mattos. RA – 1273333627
José Guilherme da Silva. RA – 3289420116
Wesley Santos De Oliveira Roza. RA – 1281356024
Irene Solange Pereira dos Santos. RA – 2633125199
DESAFIO PROFISSIONAL
.
Tutora Presencial: Emilena Muniz
Tutora EAD: Professora Ma. Mariciane Mores Nunes
Luziânia – GO
2016
Universidade Anhanguera- Uniderp
Centro de educação à distância
Polo-Luziânia-Go
Curso: Serviço Social 2º Semestre
Disciplinas: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I; Formação Social, Econômica e Política do Brasil; Responsabilidade Social e Meio Ambiente; Filosofia Aplicada ao Serviço Social e Sociologia
Integrantes:
Marcelo Peres Mattos. RA – 1273333627
José Guilherme da Silva. RA – 3289420116
Wesley Santos De Oliveira Roza. RA – 1281356024
Irene Solange Pereira dos Santos. RA – 2633125199
Luziânia – GO
2016.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ...............04
2- DIAGNÓSTICO DA REALIDADE SOCIAL.............................................................05
3- EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL”.... ........................06
4- INFLUÊNCIAS SOCIOLÓGICAS E FILOSÓFICAS E O SERVIÇO SOCIAL...... .07
5- ATUAÇÃO E PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS ASSISTENTES SOCIAIS........08
6- CONIDERAÇÔES FINAIS 09
7- REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS 10
1. Introdução
O objetivo dessa pesquisa é conhecer e refletir sobre o exercício profissional do assistente social frente às novas conjunturas sócio-econômicas da população brasileira, neste trabalho também será analisada a gênese do Serviço Social enquanto profissão com estruturação metodológica e teórica em nosso país, já que anteriormente era utilizada como simples ajuda ao pobre e carente pelos mais ricos. A pesquisa foi realizada através de artigos e sites da internet, é um tema de muita importância para o estudante de Serviço Social, compreender que as questões sociais passaram por diversas transformações ate os dias atuais.
2. DIAGNÓSTICO DA REALIDADE SOCIAL
O Serviço Social teve origem na Igreja Católica, que tinha por objetivo principal recristianizar a sociedade que estava tão distante dos acontecimentos e realidade que circundava o Brasil naquela época. Com o crescimento da população urbana que ocorreu devido ao êxodo rural, que por sua vez, gerava mão de obra barata e desqualificada para a situação industrial da época. Como o país estava em grande progresso industrial era necessários a construção de rodovias, estradas, prédios e outros empreendimentos que iriam servir a indústria, assim foi de suma importância à criação de uma “ação social” que surge em primeira mão para conter a massa operaria que por sua vez já via os erros ocorridos em relação à classe operaria, e com isso estavam reivindicando melhores condições de vida e de trabalho. O Brasil da década de 1930 sofreu e sofri até hoje as conseqüências do processo de industrialização despreparada, mesmo por que, os operários não tinham nenhum preparo para tais maquinários, assim iniciou o desemprego no Brasil. Com a demanda de “necessitados” sempre aumentando veio a importância de uma profissionalização do serviço social, pois ai o Estado viu que deveria fazer mais e com melhor estrutura, agindo com melhor estratégia seria mais fácil controlar as classes mais pobres. O Serviço Social surge nesse contexto como mediador entre as classes dominantes e a classe subalterna.
Convivemos muito de perto com a experiência trágica de pertencer às classes subalternizadas em nossa sociedade; conhecemos esse universo caracterizado por trajetórias de exploração, pobreza, opressão e resistência, observaram o crescimento da violência, da droga, e de outros códigos que sinalizam a condição subalterna: o desconforto da moradia precária e as estratégias de sobrevivência frente ao desemprego, a debilidade da saúde, a ignorância, a fadiga, a resignação, a crença na felicidade das gerações futuras, o sofrimento expresso nas falas, nos silêncios, nas expressões corporais, nas linguagens além dos discursos.
Cada vez mais, é preciso considerar a impossibilidade de alcançar a realidade das classes subalternas sendo estranhos à sua cultura, à sua linguagem, a seu saber do mundo.
3. EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL
A questão social nos faz pensar sempre, sobre a forma de organização da sociedade e as diversas maneiras utilizadas para que as mazelas que atingem os menos favorecidos sejam reduzidas, mesmo o país tendo melhorado no aspecto social nas últimas décadas ainda há muitos males que assolam a sociedade.
A questão social representa uma perspectiva de análise da sociedade, isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Ao utilizarmos, na análise da sociedade, a categoria questão social, estamos realizando uma crítica na perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população, aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. É ressaltar as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar forma de superá-las, é entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens.
...