TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerenciais

Artigo: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA nº 1

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo definir o conceito de competências e habilidades de um Gestor, a partir da observação de missão, visão e valores de uma empresa.

Este trabalho propõe uma discussão sobre a necessidade de adaptação das empresas no mercado competitivo. Com o objetivo de retratar essa nova forma de gestão de pessoas, este estudo apresenta uma discussão sobre a forma da condução da gestão de melhoria contínua. Mostra que o conhecimento técnico do Gestor fica em segundo plano e se deduz que os modelos verticais de gestão, como o autoritarismo, pode conseguir temor e obediência, mas nunca cumplicidade e cooperação por parte de sua equipe. O diferencial é o atendimento ao cliente, e se o gestor tiver as melhores habilidades para conduzir a equipe, com certeza obterá os melhores resultados para sua empresa. Então podemos dizer que, dentro de uma visão empresarial, o Gestor deve ter algumas habilidades necessárias para que o sucesso seja garantido, entre elas habilidades humanas e conceitual, as quais abordaremos nessa pesquisa.

Introdução:

Conceitos de empresa, de gestor e empresário:

CONCEITO DE EMPRESA: tem em seu conceito diferenciado de estabelecimento, sinaliza um conjunto de recursos e pessoas organizados para a produção ou circulação de bens e serviços.

Para Martins (2008), empresa seria um centro de decisões, em que as estratégias econômicas são adotadas. Sendo assim considerada, corre-se o risco de confundir empresa com o próprio estabelecimento.O essencial em qualquer empresa, por natureza, é que ela é criada com a finalidade de se obter lucratividade. Normalmente o empresário não tem por objetivo criar empresa que não tenha essa finalidade.

No entanto, Martins (2008), apresenta uma excessão a essa rregra. Quando se trata de cooperativas, clubes ou entidades beneficentes, fica claro perceber outras finalidades. Outrossim, segundo o autor, o lucro pode existir, mas é possível constatar que seja apenas necessário para manter tais atividades.

Nesse sentido, religiosos podem prestar serviços educacionais sem visar especificamente o lucro. É evidente que no capitalismo, nenhuma atividade econômica se mantêm sem lucratividade.

CONCEITO DE GESTOR: Gestor é, gerenciamento, administração, onde existe uma organização, a ser gerida ou administrada. O objetivo é o de crescimento, estabelecido por cada organização ou empresa através do esforço humano com um objetivo específico.

Ao gestor compete a execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior das organizações, é a quem compete a interpretação dos objetivos propostos, através do planejamento da organização, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e organizacionais, concebe as estruturas, estabelecer regras e procedimentos mais adequados ao plano desenvolvido e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança, que julga mais eficazes para atingir as metas da organização.

Em termos hierárquicos, os gestores podem ser divididos em gestores de topo, intermediários e gestores de linha ou supervisores.

CONCEITO DE EMPRESÁRIOS: Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou de circulação de bens e serviços .

Parágrafo único: Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa”

Os empresários podem ser:

- Empresário Individual a Pessoa Física (empresa individual ou firma individual).

- Empresário Coletivo a Pessoa Jurídica (sociedade empresária).

Empresa é a atividade econômica e não a pessoa que explora e empresário não é o sócio da sociedade empresária, mas a própria sociedade empresária, representada pela pessoa jurídica.

Estabelecimento empresarial é o complexo de bens (corpóreos: mercadorias, máquinas, instalações, tecnologia, prédio e incorpóreos: marcas, patentes, direitos, ponto comercial, etc.) reunidos pelo empresário para o desenvolvimento da atividade econômica que gera lucro.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

As competências essenciais do gestor:

Conhecimento consiste em: SABER – Know-how, aprender e aprender, aprender continuamente, ampliar conhecimento, transmitir conhecimento, compartilhar conhecimento, informação, atualização profissional e reciclagem constante.

Habilidade consiste em: SABER FAZER – Aplicar conhecimento, visão global e sistêmica, trabalho em equipe, liderança, motivação, comunicação, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.

Julgamento consiste em: SABER ANALISAR – Avaliar a situação, obter dados e informações, ter espírito crítico, julgar os fatos, ponderar com equilíbrio, definir prioridades.

Atitude consiste em: SABER FAZER ACONTECER – Inovação, agente de mudança, assumir riscos, foco em resultados, auto-realização, comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, liderança e comunicação.

Existem pelo menos 3 tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo.

Habilidade Técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.

Habilidade Humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. São necessárias habilidades interpessoais para liderar, motivar e comunicar-se com os colegas, com os chefes e com pessoas de fora da organização.

Habilidade Conceitual: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoas se comporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com