ATPS Processos Gerenciais
Pesquisas Acadêmicas: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Formando93 • 5/10/2013 • 2.447 Palavras (10 Páginas) • 336 Visualizações
Introdução
O objetivo do trabalho a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, além de adquirir novos, sobre o tema planejamento, veremos seus tipos e conceitos, nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros, que cada integrante do grupo colaborou para obtenção destes dados.
ETAPA 1: PASSOS. 1,2 e 3
Planejamento é nitidamente um processo de tomadas de decisão, mas é claro que nem todo o processo decisório é planejamento. Não são claros, porém as características que fazem do planejamento um tipo especial de tomada de decisão. Planejamento é algo que fazemos antes de agir, é necessário quando a consecução do estado futuro que desejamos envolve um conjunto de decisões interdependentes. Algumas decisões do conjunto podem ser complexas, outras simples. A principal complexidade do planejamento porém advém mais do inter-relacionamento das decisões do que delas em si.
Planejamento é uma técnica administrativa que através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e reduzir riscos.
A relação entre a visão futura, o saber enxergar antes dos outros e a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, conseqüentemente profissional, mantendo como foco a função do planejamento, lança o paradigma atual de todo líder de sucesso que é o desafio do administrador do futuro.
O novo perfil do líder é ser um agente de mudanças, acreditar nas pessoas, serem orientados por valores e visionários. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. O planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última estância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. Recorre-se a vários especialistas: homens de negócios, headhunters, psicólogos, acadêmicos. Em seguida, navegamos o mar de estereótipos que já se produziu sobre o assunto: pesquisas de mercado, artigos, livros e reportagens. O jovem executivo se preocupa com qualidade de vida, pratica esportes, é consumista, preza viagens internacionais e a maior preocupação dos executivos atuais querem e precisam de tudo ao mesmo tempo.
O planejamento possibilita avaliar os caminhos, perceber a realidade, construir um referencial futuro estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o método se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
Na administração como na vida, procuramos entender os erros olhando para trás, quando o que precisamos é viver a vida e a atividade administrativa, surge então a necessidade da visão, o olhar para frente, por isso existem os que fazem e os que pensam em fazer.
O que é Planejamento ?
Defino o planejamento como a arte de pensar em algo antes de ser executado ou na forma de sua execução para atingir seus objetivos e metas de um modo em que o resultado seja o mais próximo possível daquilo estipulado. Administrar sem planejar torna-se impossível.
O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
Tipos de Planejamento (tipologia)
Nível Estratégico
Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolve a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais.
Nível Tático
Em segundo vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos imediatos de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamentos. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média.
Nível Operacional
A partir dos planos Táticos são desenvolvidos os planos operacionais. Estes planos são mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordado cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos.
ETAPA 2: passos 1 e 2
Os desafios são muitos, é uma batalha árdua e continua que se materializa nos resultados positivos de cada projeto realizado, fruto de trabalho e comprometimento sério com a sociedade, que estabelece metas e assume compromissos continuamente consolidando, assim, nossa responsabilidade social.
É assim que a rede universitária privada se solidifica prestando serviços sociais e assistências para quem necessita de ajuda.
Projeto
O projeto social visa proporcionar aos beneficiados que por sua vez devem estar em situação de extrema necessidade, com arrecadação de gêneros de primeira necessidade para entidades filantrópicas. Para isso manterem uma boa saúde com uma boa alimentação.
O projeto é voltado para crianças, jovens, adultos e idosos, as doações são realizadas para as diversas faixas etárias: as doações são destinadas à orfanatos, proporcionando uma boa alimentação que contribui para o desenvolvimento e evita algumas doenças por falta dessa alimentação, para os jovens e adultos são abrigos e que vivem e dependem dessas doações, os idosos é um asilo que não possui muitos recursos e também dependem das doações.
Dessa forma, o projeto visa atender essas entidades mais carentes da região onde há uma unidade da faculdade e sempre pautadas para o compromisso social e sempre contando com os acadêmicos no apoio conscientizando a todos os envolvidos.
Aqui a organização faz parte do processo administrativo. Sob tal aspecto, organização significa o ato de organizar estruturas e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações
...