ATPS Processos Gerenciais
Artigo: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 7926689022 • 22/10/2013 • 4.319 Palavras (18 Páginas) • 311 Visualizações
Faculdade anhanguera Piracicaba
Trabalho de Processos Gerenciais
Professor à distância: Ademir Cavalheiro Leite
Piracicaba
2013
Faculdade anhanguera Piracicaba
Trabalho de Processos Gerenciais
Tecnologia em Logística
Rodrigo Fernando Braga Ra: 7541600986
Natália Cristina Martins Ra: 7509573883
Antonio Carlos dos Santos Jr Ra: 7926689022
Ivan Coleti Junior Ra: 7717623669
Professor à distância: Ademir Cavalheiro Leite
Piracicaba
2013
Sumário
Etapa 1 ............................................................. 04
Etapa 2 ............................................................. 06
Etapa 3 ............................................................. 08
Etapa 4 ............................................................. 11
Projeto .............................................................. 12
Bibliografia ...................................................... 14
Etapa 1
Introdução
Esta etapa inicial tem como objetivo abordar a questão do planejamento e suas características principais, assim como, os tipos e suas aplicações. Visa mostrar a importância que o planejamento tem no cotidiano das empresas e como um bom planejamento pode ser determinante no sucesso das empresas.
Planejamento
Representa a primeira função administrativa, Poe ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura.
No fundo, o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação par alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e qual seqüência.
O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamenteantecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvida. Trata-se de combater a mentalidade simplista de solução de problemas conforme vão surgindo nas organizações, tornando-as mais reativas às ocorrências do que proativas em relação prováveis aos eventos em um mundo repleto de mudanças cada vez mais rápidas e intempestivas. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros, uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas.
O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento, o estratégico, tático e operacional.
Planejamento Estratégico
É o planejamento realizado no nível institucional da empresa. Os dirigentes, estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. Ao rastrearem as ameaças ambientais e oportunidades disponíveis para a empresa e ao desenvolverem estratégias para enfrentar esses elementos ambientais, os dirigentes no nível institucional precisam de um horizonte de tempo projetado no longo prazo, de uma abordagem global que envolva a empresa como um todo integrado de recursos, capacidades, potencialidades e sobretudo, precisam utilizar decisões cada vez mais em julgamento, em vez de decisões baseadas em dados. Quando se trata de lidar com um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível, nem sempre se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis.
A empresa não tem condições de processar e interpretar todos os dados e informações que provêm do ambiente. Além disso, como o planejamento estratégico está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo e como não se têm dados ou informações sobre ele, é necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. Daí, as duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico, a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro.
O que caracteriza o planejamento estratégico de um modo geral é o envolvimento da empresa como um todo, é projetado à longo prazo e está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa.
Planejamento Tático
É o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização. O planejamento tático está contido no estratégico e não representa um conceito absoluto, mas relativo. O planejamento tático de um departamento da empresa em relação ao planejamento estratégico geral da organização pode ser considerado estratégico em relação a cada uma das seções que compõem aquele departamento. As diferenças mais importantes entre o planejamento estratégico de tático estão relacionadas aos níveis de decisões, dimensão temporal e à amplitude dos efeitos, ou seja, as decisões são tomadas no escalão médio da empresa, o planejamento
...