ATPS Processos Gerenciais
Artigo: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Agatha16 • 16/10/2014 • 2.572 Palavras (11 Páginas) • 423 Visualizações
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos
Disciplina: Processos Gerenciais
Darlene Vieira Souza Inácio Ra7930683854
Gisele Cíntia A. S. Tavares RA7930.6817.81
Graciane Silva dos Santos RA7933691673
Luciana Mascarenhas R. P. Pereira RA 7941710321
Monique Hellen Marcondes de Almeida RA 446225
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Desenvolvimento de um Projeto de Extensão Universitária
Etapa 1 - Direção
Tutor à distancia: Ademir Cavalheiro Leite
Nova Iguaçu/RJ
02/10/2013
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Processos Gerenciais
Objetivo do Desafio
Desenvolvimento de um projeto de Extensão Universitária.
ETAPA 1– Capítulos 13, 14 e 15 do Livro-Texto.
Direção da ação empresarial.
Direção. Gerência. Supervisão.
Introdução:
Esta atividade tem o objetivo de mostrar a importância do administrador quando exerce a função administrativa de Direção.
O grupo estabeleceu os níveis de direção em dois níveis:
Direção do Projeto.
Gerência de Operações.
A direção ficou responsável por tarefas que envolvem decisões estratégicas do projeto tais como distribuição de tarefas, cronograma de atividades, captação de recursos, gastos, orçamento.
A gerência ficou responsável pelo desenvolvimento prático do projeto. Divulgação, produção de material de apoio e propaganda.
Desenvolvimento:
O papel da Direção é fazer as coisas acontecerem. Acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar. A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas. Dirigir significa orientar os esforços de cada um para o propósito de todos. É uma tarefa desafiadora para o administrador, pois busca harmonia em uma relação geralmente desarmoniosa: a compatibilidade entre os objetivos e interesses individuais com os objetivos e interesses organizacionais.
A função direção envolve orientação, motivação, comunicação e liderança dos trabalhadores, buscando conciliar os objetivos destes com as metas de desempenho da organização.
A direção é uma das mais importantes e exigentes funções da administração pois através dela se consolidará ou não as boas relações entre trabalhadores, administradores e organização.
Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar instruções sobre como executá-los.
A direção está intimamente relacionada com autoridade e poder. Autoridade e poder constituem meios de influência. O poder significa o potencial para exercer influência. Autoridade representa o poder institucionalizado e restrito.
A direção da ação empresarial atua nos três níveis da empresa:
• Institucional – Direção – Presidente e Diretores – Abrange a empresa ou áreas da empresa.
• Intermediário – Gerência – Gerentes – Departamento ou unidade da empresa.
• Operacional – Supervisão – Supervisores e encarregados – Cada grupo de pessoas, tarefas ou operações.
Considerações finais:
Sérgio Tittanegro. Por que as ferramentas gerenciais podem falhar.
Nosso grupo decidiu desenvolver um projeto que propõe ajudar o outro, trabalhar em equipe, ter dignidade e prestar um serviço ao próximo. Nosso pensamento é que o maior ativo das organizações na atualidade é seu capital humano, seus colaboradores. Pessoas capazes de desempenhar suas funções com competência, valor pessoal e profissional.
O desenvolvimento de planos estratégicos, participativos, envolvendo todas as áreas da empresas, traz o desenvolvimento pessoal de cada colaborador, ao mesmo tempo enriquecendo o trabalho em equipe. A equipe composta de pessoas bem capacitadas é ótimo, porém só conseguirá realizar o trabalho aquele grupo que entender que um completa o talento do outro quando se trabalha em equipe. Se não for assim, por melhores que sejam as ferramentas gerenciais elas podem falhar.
Prevenção de falhas:
A Direção da empresa, para desenvolvimento satisfatório do projeto tem que ser efetiva no(a):
* Estabelecimento dos objetivos – Definir os objetivos que deverão apontar os resultados desejados. Decidir antecipadamente o que deve ser feito, planejar o futuro e estabelecer as ações e ferramentas necessárias para atingir os objetivos.
*Tomada decisões – Buscar experiências anteriores que deram certo. Fazer uma pesquisa prévia do ambiente externo (alvo).
*Elaboração os planos – Programação das atividades. Procedimentos a serem adotados para executá-las. Orçamento necessário para o projeto. Regras para execução do plano. Flexibilidade (se for necessária alguma alteração no plano durante a execução).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Anhanguera, 2010
SOBRAL, Filipe, PECI, Alketa. Administração. Teoria e prática no contexto brasileiro. PearseonEducation. 1ª. Edição/2008.
www.portalgerenciais.com.br – Marcopolo Marinho (2010)
...