ATPS Química 2º Bi
Monografias: ATPS Química 2º Bi. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camiletsantos • 25/9/2013 • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 425 Visualizações
Passo 2
Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço.
O aço e alumínio são metais totalmente distintos. As principais vantagens do aço são a resistência mecânica, baixo custo e abundância de matéria prima na natureza (ferro e carbono). Contudo tem como desvantagem a alta densidade (consequentemente o grande peso) e a ocorrência da oxidação (ferrugem).
Em algumas situações o aço pode ser substituído pelo alumínio e com muitas vantagens.
Por exemplo:
• Nas montadoras de veículos motorizados, é mais proveitoso usar ligas de alumínio, pois este implica numa diminuição de até 40% no peso de componentes automotivos, enquanto a utilização do aço de alta resistência diminui o peso no máximo em apenas 11%;
• Em embalagens e utensílios domésticos por não possuir características tóxicas, pode ser usado em embalagens ou utensílios domésticos, visto que não há problema em ficar em contato com alimentos;
• É usado nas indústrias alimentícia, por ser um dos metais que conduzem melhor o calor, tornando-se atrativo na fabricação de embalagens para refrigeração ou que precisam ser aquecidos.
Passo 3
Que produtos podem ser obtidos através da Bauxita?
R: Podem ser obtidos através da Bauxita produtos como o próprio alumínio, abrasivos, cimento, produtos químicos, metalurgia, fabricação de aço, material refratário entre outros.
Detergentes, alumínio, dessecante e talco.
-um zeólito artificial composto por alumina (usado em catalise) de estrutura porosa, utilizado na indústria química (detergentes);
-alumínio (desde aeronáutica a utensílios de cozinha);
-sílica-gel (usado como dessecante);
-dióxido de titânio é usado como componente de diversos produtos como, por exemplo, o talco.
Escrever o nome das substâncias inorgânicas que aparecem no esquema e classificá–las em ácidos, bases, sais ou óxidos.
R: Substâncias Naturais Inorgânicas
Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.
O sal de cozinha (ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia a dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e se for consumido moderadamente contribui para a manutenção da nossa saúde.
Metais (obtidos a partir dos minerais) como o ferro, o cobre e o alumínio são empregados na produção de chapas, barras e utensílios domésticos.
Os zeólitos, zeólitas ou zeolites [dos termos gregos zein (ferver) + lithos (pedra)] constituem um grupo numeroso de minerais que possuem uma estrutura porosa. O termo foi aplicado pela primeira vez pelo mineralogista sueco Axel Fredrik Cronstedt depois de observar que, após o aquecimento rápido de um mineral natural, as pedras começavam a saltitar à medida que a água se evaporava. Usando as palavras gregas significando "pedra que ferve", chamou este material zeólito.
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 ( treze prótons e treze elétrons ) com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
A Sílica Gel é um poderoso agente desumidificante e desidratante de extrema
...