ATPS - Química
Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hugoandrade • 17/3/2015 • 2.018 Palavras (9 Páginas) • 164 Visualizações
RESUMO
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
_ Favorecer a aprendizagem.
_ Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
_ Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
_ Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
_ Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
_ Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
_ Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.
_ Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente desse desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
SUMÁRIO
Bibliografia..................................................................................................................5
ETAPA 1 – Matéria, Energia, Transformações e Substâncias..........................................6
Propriedades Físicas e Químicas......................................................................................6
Como o alumínio é encontrado na natureza......................................................................7
2ª ETAPA – Ligações Químicas e Compostos Inorgânicos..............................................8
Passo 3...............................................................................................................................9
Fluxograma......................................................................................................................10
ETAPA 1 – Matéria, Energia, Transformações e Substâncias.
Passo 3: Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.
Propriedades Físicas e Químicas:
O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branca-prateada e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atômica relativa de 26,98.
Com poucas exceções, encontra-se nos compostos químicos na forma de Al 3+. São conhecidos nove isótopos do alumínio, com números de massa entre 23 e 30, ocorrendo naturalmente, apenas, os isótopos 27Al e 26Al, sendo o primeiro o mais abundante e o segundo o mais estável2.
O alumínio é uma das espécies mais reativas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogênio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com espécies ricas em electrões, como o flúor e o cloro. O seu carácter anfotérico permite-lhe reagir com ácidos inorgânicos e bases fortes3.
Outra característica importante deste metal é a sua excelente resistência à corrosão. Quando exposto ao oxigênio, à água e a outros oxidantes, forma-se rapidamente à sua superfície uma película contínua, fina, resistente e protetora, de óxido de alumínio (alumina), conferindo-lhe alta resistência à corrosão. Esta película é dissolvida por soluções alcalinas e por alguns ácidos, como o ácido sulfúrico3.
Muitas das suas aplicações são baseadas nas suas propriedades, como: a alta condutividade elétrica e térmica, a baixa densidade, a boa refletividade, a grande resistência à corrosão, a maleabilidade e a ductilidade3. Além disso, o alumínio é 100% reciclável, permitindo uma enorme economia de energia4. Pode, no entanto, levar à ignição e causar explosões, quando misturado com halogênios, dissolvidas de carbono e cloreto de metilo5.
Puro, este metal tem uma resistência mecânica limitada, o que criou a necessidade de formação de amálgamas com outros metais, como o cobre, o magnésio, silício, manganês, entre outros. Estas amálgamas são leves e mais resistentes, sendo muito usadas na produção de uma variedade de moldes em muitas indústrias.
Símbolo Al
Número atômico 13
Massa atômica 26,98154 g/mol
Estado de oxidação 3
Ponto de fusão 660,45 ºC
Ponto de ebulição 2520 ºC
Densidade 2,7 g.cm-3
Potencial de ionização 5,98 eV
Potencial elétrico 1,66 V
Electronegatividade 1,5
Volume atômico 9,99 cm-3
Entalpia de fusão 10.71 kJ/mol
Entalpia de vaporização 143.9 kJ/mol
Pressão de vapor 1 mm Hg a 1284 ºC
Solubilidade Solúvel em HCl, H2SO4, água quente e soluções alcalinas
Passo 4: Escrever um texto justificativo
...