ATPS SOCIOLIGIA
Artigo: ATPS SOCIOLIGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denisearthur • 18/9/2014 • 1.437 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
FLÁVIA RIBEIRO COELHO -5730178424
BELO HORIZONTE / MG
Reflexão
“Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis e por mais que a gente pense numa forma de empregá-las, elas parecem não servir.
Então a gente não diz, apenas sente”
S.FREUD
Sociologia:
A sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.
A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.
Contribuiçoes:
Precisamos de sociologia porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas.
Dizer que a sociologia da educação estuda os fenômenos educacionais parece ser muito redundante. Então, relacionamos algumas coisas que são tema de estudo da sociologia da educação.
(a) a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade, porque é viver sem se relacionar é impossível;
(b) os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global;
(c) a escola como unidade sociológica,
(d) sala de aula como subgrupo de ensino
(e) o papel do professor,
A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.
A sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais
A discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social.
Ensino Cultura Educaçao
A educação consiste numa ação exercida por um ser humano sobre outro ser humano
mais freqüentemente, por um adulto sobre uma criança – para permitir ao “educando” a aquisição de certos traços culturais (saberes ou maneiras de agir tanto técnicas como morais), que os costumes, o sentimento ou uma convicção refletida consideram
desejáveis. Em sociedade, vivenciamos, em nosso dia-a-dia, um conjunto de símbolos que nos foram ensinados através de gerações ou pela educação formal que caracterizam a cultura.
A cultura e a educação fazem parte da sociedade na medida em que uma compõe e sustenta a outra. Como isto ocorre? Funciona como um sistema que norteia a conduta das pessoas em sociedade. Assim, a cultura consiste naqueles fenômenos que criam um sentido de identidade comum entre um grupo particular: uma linguagem ou um dialeto, a fé religiosa, a identidade étnica, ou a localização geográfica. Trata-se de fatores subjacentes que dão lugar a compreensões, regras e práticas compartilhadas que governam o desenvolvimento da vida diária. O comportamento cultural entendido assim se caracteriza fundamentalmente porque é aprendido.
Precisamos aprender os conceitos relativos à articulação entre sociedade, cultura e educação porque vivemos em sociedade, criamos e partilhamos conteúdos que são e se tornam culturais, de nosso espaço e de outros.
Por isso a importância de um trabalho em conjunto, familia, escola,sociedade como um todo.
Possiveis contribuições da sociologia no cotidiano escolar:
Estamos vivendo em uma sociedade onde valores estão sendo cada vez mais questionados, há uma pluralidade de culturas e, além disso, cobra da escola uma formação para a cidadania, para a tolerância e para a diversidade cultural.
Em contrapartida, a busca por respostas imediatas, a corrida frenética contra o tempo, a competição exacerbada e um mundo globalizado são alguns dos fatores que estão presentes no dia-a-dia de qualquer ser humano e que, por conseguinte, geram uma preocupação muito grande.
À escola e aos profissionais da educação
...