ATPS Serviço Social Projeto De Pesquisa
Dissertações: ATPS Serviço Social Projeto De Pesquisa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaleandra • 24/4/2014 • 2.640 Palavras (11 Páginas) • 2.311 Visualizações
Pólo Promissão
Desafio de Aprendizagem
Curso: Serviço Social 6° Semestre
Projetos de Pesquisa em Serviço Social
Professora EAD:
Professora Tutora Presencial:
Promissão, 25 de Novembro de 2013.
Pólo Promissão
Desafio de Aprendizagem
Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Professora Tutora Presencial: Valéria Cássia Ribeiro
Aluna: Bruna Leandra Ferreira da paz RA 301384
Projeto de Pesquisa do Curso de Serviço Social que tem como tema: Serviço Social na Educação: educação direito de todos. Apresentado a Faculdade Anhanguera Pólo Promissão.
Promissão, 25 de Novembro de 2013.
Sumário
1 Introdução………………………………………………………4
2 Tema……………………………………………………………5
3 Problema………………………………………………………..5
4 Justificativa……………………………………………………..5
5 Objetivos………………………………………………………..7
6 Fundamentação Teórica…………………………………………7
7 Metodologia……………………………………………………12
8 Cronograma………………………….…………………………12
9 Referências Bibliográficas……………………………………..13
Introdução
Este presente trabalho é sobre Pesquisa em Serviço Social. São objetivos deste trabalho a produção de um Projeto de pesquisa que tem objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.
Este estudo se propõe a analisar as políticas públicas e a ação do Serviço Social no combate à violência contra a criança e ao adolescente, além de demonstrar as consequências que tal abuso traz à sociedade. Tal análise se manifesta por meio de um estudo da evolução do Estado e de como ele se manifestou acerca do problema. Questiona-se ainda se suas iniciativas são eficazes e buscou-se também compreender como o Serviço Social se insere na rede de atendimento neste campo de atuação.
O trabalho está organizado em partes, Justificativa, Objetivos, Fundamentação Teórica, Metodologia e o cronograma.
Tema:
As iniciativas do Estado frente à violência infanto-juvenil e a intervenção do Assistente Social.
Problema:
Como se configura a atuação do Estado e do Serviço Social no combate à violência infanto-juvenil?
Justificativa:
A presente pesquisa se propõe a trazer estatísticas sobre a violência contra a criança e ao adolescente no Brasil, delineando um quadro demonstrativo com as características e peculiaridades de tal questão.
Este projeto está sendo desenvolvido porque o assunto exposto é algo que nos inquieta. Portanto, tentar conhecer mais sobre o tema é uma importante ferramenta para tornar os profissionais mais conscientes de suas ações, podendo, assim, contribuir com mais eficiência para a transformação da realidade exposta no projeto. Ademais, este estudo tem grande relevância, pois, além de enriquecer a nossa formação e ampliar os conhecimentos sobre o tema, poderá gerar meios para prevenir e lidar com a violência infanto-juvenil.
Objetivos:
Objetivo geral
Compreender as iniciativas do Estado e do Serviço Social que visam à minimização da violência contra a criança e o adolescente.
Objetivos específicos
Investigar a legislação referente à proteção da criança e adolescente no Brasil e enfatizar a proteção garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Estudar os programas sociais voltados à tal contingência e saber como o Serviço Social se insere nesta problemática.
Fundamentação Teórica:
A proteção à criança e ao adolescente no Brasil e o ECA:
Visando à proteção da criança e do adolescente, foi instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, dois anos depois da Carta Magna de 1988. Tal carta já estabelecia os princípios básicos da garantia de direitos da criança e do adolescente. Conforme Brasil (1988).
Art. 227 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. § 4.º A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente.
O ECA tem por objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, sendo que é caracterizada na condição de criança àquele de idade até doze anos incompletos, e adolescente é aquele que estiver entre doze e dezoito anos de idade. O Estado, assim, afirma que os indivíduos em tal faixa etária
...