ATPS Sistemas Operacionais
Casos: ATPS Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DaniCardosoo • 3/4/2013 • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 1.316 Visualizações
ATPS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
ETAPA 1
Passo 3
Entregar uma breve descrição a respeito das funções básicas dos Sistemas Operacionais e de cada uma das funções/responsabilidades de um administrador de sistemas pesquisadas.
No relatório devem ser respondidas as seguintes questões:
• Quais as funções básicas dos Sistemas Operacionais?
• Qual deve ser a formação de um administrador de sistemas?
• Quais os conhecimentos técnicos são exigidos pelo mercado de trabalho para preencher uma vaga de administrador?
• Quais as funções exercidas por este profissional e em que consiste cada uma delas?
• Comente: É uma carreira que exige conhecimento técnico específico? É uma carreira que exige conhecimento técnico multidisciplinar?
O relatório deve ser de própria autoria, no máximo três folhas, com as devidas referências bibliográficas seguindo o padrão ABNT.
Para um usuário, o ato de um dispositivo ler um arquivo em disco ou uma gravação, não é visualizado os inúmeros detalhes internos nesta operação. É ai que entra a função do sistema operacional, facilitando o acesso aos recursos do sistema com suas rotinas específicas, como por exemplo, o acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferência dos dados para a memória, enfim, concluir uma operação. Nesse contexto, o sistema operacional serve de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando uma comunicação transparente.
Além de outras funções de gerenciamento, o sistema operacional possui recursos de compartilhamento e controle desses recursos de forma organizada e protegida, como por exemplo, uma impressora onde os usuários enviam arquivos de impressão e cada arquivo enviado não interfere nos demais, desta forma o sistema operacional tem a responsabilidade de realizar estas tarefas de forma organizada e protegida. E olhando para outro lado na questão do compartilhamento de recursos, temos a questão financeira, pois mais de um usuário poderá usar estes dispositivos. Pra ser mais claro, é só imaginarmos a sua importância, como por exemplo, nos permitir utilizar várias tarefas ao mesmo tempo, como: copiar um arquivo, processar uma planilha, fazer um download da internet, imprimir um documento. Ele controla a execução de todas estas operações de uma forma concorrente e protegida.
Em um sucinto resumo: Interface entre o hardware e o usuário, Gerência do uso de recursos, transparência de operações do hardware, controle do compartilhamento de recursos.
Os Administradores de Sistemas são os responsáveis em instalar, dar suporte, e manter servidores e outros sistemas, além de planejar respostas às possíveis indisponibilidades do sistema. Devem também supervisionar ou treinar técnicos de operação e de apoio e consultoria para eventuais problemas nos sistemas tendo conhecimento técnico de apoio ao usuário ou suporte de primeiro nível, demonstrando competência técnica e responsabilidade. O seu trabalho também consiste principalmente em armazenar, preservar e exibir os dados das máquinas. Análise de logs dos sistemas e identificação de problemas em potencial, introdução e integração de novas tecnologias, auditorias e validação periódicas de sistemas e softwares, realizar backups, atualização ou modificação de configurações nos sistemas operacionais, instalação e configuração de novos softwares e hardwares, gerenciamento de segurança de conta de usuário e senhas, assegurar a confiabilidade e a disponibilidade do sistema.
Às vezes ele também pode ter de fazer algum trabalho de um administrador de redes, como a criação de um ambiente interativo entre o centro e as unidades em locais diferentes. Como todos os outros sistemas técnicos, uma pessoa não pode esperar para atingir altos níveis de habilidade e experiência em administração sem treinamento eficaz. Geralmente é exigido experiência e domínio técnico com o sitema que ele irá lidar e certificações do mercado tais como Microsoft MCSA, MCSE, Red Hat RHCE, Novell CNA, CNE, Linux Professional Institute ( LPI ) entre outros.
Bibliografia
Wikipedia. Administrador de Sistemas
Pesquisa
• Quais as funções básicas dos sistemas operacionais?
CPU: ou unidade central de processamento. É o elemento responsável pela execução dos programas. Geralmente ela vem confinada em um único chip (ex: 80386 da intel). Seus principais componentes são: a ULA, a UC e os registradores.
Registradores
São dispositivos de armazenamento temporário e de alta velocidade. São os responsáveis por armazenar os dados que estão sendo executados dentro da cpu.
ULA (Unidade Lógica e Aritmética)
Responsável por realizar as operações lógicas (or, and, not) e aritméticas (soma, subtração, adição e multiplicação) sobre os conteúdos dos registradores
UC (Unidade de Controle)
É o componente inteligente do computador, que contém um programinha residente chamado "microprograma", responsável por todo o funcionamento do hardware. A execução deste microprograma ocorre da seguinte maneira: este microprograma contém uma sequência de "microinstruções", que são "disparadas" sobre o hardware, ativando seus componentes a cada 1 ou mais pulsos de clock (relógio). A função básica deste microprograma pode ser dividida em 3 fases: busca da instrução, decodificação da instrução e execução da instrução.
Memória
É um dispositivo de armazenamento de dados. É na memória que são carregados todos os programas a serem executados pela CPU. A memória é composta por uma sequência de palavras, onde cada palavra possui um ou mais bytes (assim como os registradores) e é acessada por um endereço (posição). Dois tipos de operaçõs podem ser efetuadas no sistema de memória: leitura e escrita de dados.
Quando um programa é carregado na memória, ele deve estar em linguagem de máquina (código binário), específico do hardware em questão. Suas instruções são colocadas em sequência nas posições da memória. Então, a UC começa o ciclo de
...