ATPS Teoria Da Contabilidade
Artigo: ATPS Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dai01 • 30/3/2014 • 2.025 Palavras (9 Páginas) • 322 Visualizações
Etapa 01 – Passo 01
Contabilidade: sistema de informações e avaliações que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. Sistema de informações: Conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissão de relatórios. Usuários: pessoas físicas ou jurídicas com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.
Usuários preferenciais ou externos são:
- Acionistas; Credores e emprestadores de recursos; Integrantes do mercado de capitais;
Usuários secundários são os administradores de entidade e o fisco.
Informação de natureza econômica – (Demonstração do resultado do exercício capital e patrimônio). Informação de natureza física: complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes em um banco, número dos clientes em uma empresa, número de funcionários numa empresa, etc). Informação de natureza de produtividade – se refere á utilização mista de conceitos de avaliação (financeiro) e quantitativa (físico), como: receita bruta per capita deposita por cliente, etc. As informações de natureza e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Objetivo principal da contabilidade é, permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. A contabilidade deve contribuir para o processo decisório dos usuários não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões. A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de:
a) Deficiências na estrutura de modelo informativo;
b) Limitações do próprio usuário;
c) Baixa credibilidade por parte dos usuários;
d) Linguagem inadequada nas demonstrações contábeis;
A contabilidade é uma ciência social no que se refere ás suas finalidades, mas, quando a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.
Passo 02
Percebemos que as semelhanças entre a nossa vida pessoal financeira comparada a vida financeira de uma empresa tem muitos fatores semelhantes. Assim como a empresas nós temos entrada de dinheiro, sendo que a nossa é através da remuneração que recebemos do nosso trabalho. Podemos assimilar fluxo de caixa, nada mais é do que a programação que fazemos para pagarmos as nossas contas e/ou recebermos.
Utilizamos desta ferramenta para mantermos um controle financeiro para que não corrermos o risco de ficarmos no negativo, ou gastar além do que podemos. Nosso ganho tem que ultrapassar nossas despesas para obter se lucro. Lembrando que as contas a pagar tem a semelhança com as dividas que uma empresa possa ter.
Diferente das empresas nós nos classificamos como somos consumidores finais, nossas dividas, nossas necessidades são com finalidades para de todo um conforto diário, já a empresa não, todo tipo de compra independente para qual finalidade, tudo é voltado para a fabricação de uma peça ou produtos de sua fabricação, etc. No qual é destinada a um cliente ou resumindo, a empresa é o atacadista e nos somos consumidores ardo.
Também temos em comum que os impostos, não são os mesmos, porém tanto como as empresas sou nós consumidores finais, pagmos impostos em cima de tudo aquilo que adquirimos.
Passo 03
Segundo nosso entrevistado Sr. Claudinei Alves micro empresário proprietário de uma empresa que atua no ramo de construção Civil na Região de Guarulhos- SP. A contabilidade é de muita importância para a o andamento do dia a dia de qualquer empresa, pois é ela quem o auxilia para tomadas de decisões para melhoria e cumprimento com os deveres e obrigações dentro da empresa.
A Contabilidade também auxilia para a melhoria e aperfeiçoamento da missão no mercado em que atua mercado esse muito competitivo. Com os dados que a contabilidade passa para a administração da empresa facilita a aplicação contábil e da escrituração fiscal que é possível manter a regularização da empresa e expandir o lucro.
Para ele sem a contabilidade não seria possível fazer o lançamento de suas notas de entradas e saídas, não teria como saber o cálculo de seus impostos, relatórios e demonstrações mensais ou diárias que proporcionam saber qual a condição financeira exata de seu negocio entre outros serviços que são indispensáveis para o andamento de qualquer empresa, ou seja, é através desse auxilio que decisões corretas são tomadas para que as empresas se estabeleçam no mercado lembrando que a empresa dele concorre licitações na área de construção civil em geral, fazendo assim com que ele seja obrigado a ter dados exatos para que possa dar continuidade nos processos de concorrência ao serviço.
Etapa 02 – Passo 01
Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade.
Entender os conceitos e analisar suas características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil.
A mensuração apropriada de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito importantes e primordiais para que se possa ter com clareza o valor próximo do real patrimônio de uma entidade. Conhecer os valores econômicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financeira. Torna-se importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhor conceituação e compreensão dos termos contábeis, que são um alicerce para a contabilidade, onde esse estudo contribuirá para evolução da percepção dos conceitos. Onde os mais relevantes são: ativo, passivo, goodwill, receita, despesa, ganhos e perdas.
Onde ativo seria o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Estudar o ativo seria
...