ATPS Técnicas De Negociação
Artigo: ATPS Técnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Criscanario • 30/9/2013 • 3.438 Palavras (14 Páginas) • 274 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Tecnicas de Negociação
Profa. MSC. Karem Grubert Rojas
Normilson Santos de Oliveira - 342934
Pablo de Castro Ribeiro - 346810
Maria Cristina Souza Oliveira – 441106
Thais de Barros Souza - 441333
Feira de Santana - 2013
Normilson Santos de Oliveira - 342934
Pablo de Castro Ribeiro - 346810
Maria Cristina Souza Oliveira – 441106
Thais de Barros Souza - 441333
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Tecnicas de Negociação
Profa. MSC. Karem Grubert Rojas
Trabalho realizado pelos discentes do 1º semestre, apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisitos para a avaliação da Disciplina Tecnicas de Negociação para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Feira de Santana / 2013
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS serão apresentados conceitos e características de negociação, sempre entendendo que negociação faz parte do dia a dia de todos nós, não só nas empresas, mas o papel da negociação como instrumento de conhecimento para auxiliar na resolução de conflitos.
Negociar é um dos meios utilizados para chegar a um acordo que satisfaça ambas as partes, para que a negociação se desenvolva é fundamental o uso da comunicação e das três variáveis básicas: informação, tempo e poder.
Também conheceremos as principais habilidades do bom negociador: planejamento, comunicação, estratégia, investigar todas as informações pertinentes a negociação e também à outra parte, percepção, análise de comportamento, autocontrole, não perder o foco, enfim, todas as habilidades necessárias para chegar a um acordo satisfatório para ambos e ter sucesso em uma negociação, inclusive identificar os objetivos principais do acordo, podendo assim dar concessões em outros pontos não tão importantes.
Avaliamos também a importância do planejamento na negociação e como conduzir problemas envolvendo conduta ética, questão importante nas negociações.
Temos também um roteiro de preparação para solicitar um aumento salarial, que exige todas as habilidades acima descritas.
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Você estaria preparado para uma resposta negativa?
Não, pois é claro que diante do meu preparo, das qualificações, dedicação, além do curso que estaria iniciando e também mostrando em números os ótimos resultados para a empresa, a expectativa de um aumento é altíssima, assim como os argumentos são fortes. A motivação para continuar realizando seu trabalho pode diminuir muito. Mostra que a empresa não está preocupada em ter pessoas qualificadas, e que suas divisões executem um ótimo trabalho, mas sim que os trabalhos sejam simplesmente feito, e que custe pouco.
Eu continuaria executando com excelência meu trabalho, porém, procuraria outro emprego que me oferecesse condições de crescimento maior, tanto profissional e salarial.
Qual seria sua reação?
Deixaria bem claro minha insatisfação em não ter conseguido o desejado aumento, demonstrando mais uma vez meu resultado, dedicação, motivação para continuar a estudar, para aperfeiçoar meu trabalho e que a empresa também ganharia com meu esforço.
Como administraria a situação?
Continuaria a executar meu trabalho com excelência e buscaria aumentar ainda mais os resultados, na tentativa de mudanças por parte dos gestores, ou tentaria outra colocação no mercado de trabalho.
Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?
Bom, como argumento o curso que estou fazendo, que mostra que estou motivado a realizar meu trabalho com mais eficiência, a dedicação e empenho e meus resultados de meta atingidos, além da maior responsabilidade que estaria tendo.
ROTEIRO
Acreditamos que pedir o aumento não é tão difícil, nos dias de hoje, normalmente as empresas não te concedem aumento por com espontaneidade, mas vamos sempre pensar positivo, o não você já tem e alguns passos são importantes para conseguir seu objetivo.
Na opinião do grupo o primeiro passo será pesquisar o mercado, ou seja, se está realmente ganhando menos do que você vale, ter informações consistentes, pode ser uma pesquisa com amigos trabalhando em outras Empresas, realizando a mesma função, seria ideal.
Suponhamos que realmente você esteja ganhando menos que o mercado oferece ok, vamos planejar a negociação: relatar a pesquisa de mercado, relatório do seu desempenho, expectativas de bom desempenho nas novas funções, claro, após o reajuste, o curso que acabou de iniciar para desempenhar melhor suas funções, valorize sua relação interpessoal e trabalho em equipe, indicar também que a única barreira que falta para sua motivação ser 100% seria o reajuste salarial, lembrar ele há quanto tempo está na Empresa realizando com excelência seu trabalho e quando foi seu último aumento (é óbvio que se você tem menos de um ano de Empresa, não há como iniciar uma negociação salarial), ou seja, mostrar ao seu Chefe que está fazendo a sua parte, convencê-lo de que você vale mais, que você realmente merece o reajuste (isto é fundamental no processo), no que ele consequentemente ele irá negociar com o Diretor de Recursos Humanos.
Acreditamos também que o dia e horário certo para ter esta conversa com ele,
...