ATPS: Universidade de Campinas
Seminário: ATPS: Universidade de Campinas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kristhel • 25/4/2014 • Seminário • 507 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Universidade de Campinas – uma organização enorme que tem como característica principal o agrupamento de várias faculdades num mesmo espaço. Sua estrutura é a a mesma de um Estado, pois temos desde a Prefeitura (que gerencia a atuação dos estudantes no campus em geral) até o Governador (que atua na controladoria das ações de todo o campus).
Seu segmento de atuação é a Educação, em vários setores de ensino universitário, compreendendo o estudo e a prática dos conceitos aprendidos.
Esta localizada no sub-distrito de Campinas – Cidade Barão Geraldo – e seu território está inserido na Cidade Universitária – Zeferino Vaz.
Como serviço terceirizado podemos citar : a da limpeza, a portaria de acesso, jardinagem e coleta de resíduo.
Descrevendo a atuação nas áreas podemos dizer que uma vantagem é a especialização do serviço e baixo custo (para a universidade) na limpeza de todo o campus uma vez que o território é muito extenso e demanda a contratação de vários servidores. Terceirizando permite-se obter uma certa economia de tempo (pois todo o processo de contratação fica a critério da terceirizada, bem como todo o material destinado a execução do serviço.
Facilita a desta forma manter o espaço todo organizado e limpo de uma maneira mais econômica e efetiva.
Portaria de acesso consiste em controlar entrada e saída de veículos bem como de pessoas nos prédios das faculdades.
Mantendo todo o pessoal envolvido uniformizados e dentro de um padrão comportamental onde se exige uma postura reta e eficaz.
Na área da jardinagem a vantagem é que completa a área da limpeza pois conserva todo o espaço natural limpo (ou seja, gramas aparadas, árvores bem cuidadas, canteiros limpos e floridos, etc).
Finalmente a área da coleta contribui para o cuidado com o meio ambiente, reciclando todo material propicio e descartando material impróprio para a reciclagem de forma responsável.
A desvantagem é que a terceirizada tem que manter todos treinados num padrão de atuação exigido pelo cliente, e nem sempre isso é fácil uma vez que o cliente não tem conhecimento em detalhes da rotina dos serviços e acaba exigindo posturas além das funções de cada segmento, surgindo assim alguns conflitos.
Por se tratar de vários setores de trabalhos e um numero considerável de colaboradores nem sempre é possível treinar adequadamente os mesmos pela urgência muitas vezes de reposição de funcionários.
Outra desvantagem, por se tratar de colaboradores mais simplistas, o entendimento por parte dos mesmos em relação a deveres e direitos não é muito bem desenvolvido, o que gera uma rotatividade muito grande de funcionários, o que de certa forma prejudica a rotina do trabalho.
Dentro deste espaço descrito, a sugestão é tão somente não deixar um funcionário começar a trabalhar sem que seja treinado adequadamente, sem que a pressa de recolocação prejudique tal treinamento.
Este treinamento deverá acontecer em ambiente fechado com um número de candidatos não ultrapassando de 15 pessoas, com explicações teóricas sobre a execução da prestação de serviços, esclarecimento detalhado das normas e procedimentos
...