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ATPS ÉTICA

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Por:   •  21/4/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

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Afirmação e negação da liberdade nos anos 60/70. Como analisamos a ética tradicional expressa uma das perspectivas morais da sociedade burguesa: a moral conservadora em sua articulação com a crista e a positivista,correspondendo a um éticos rigidamente fundado na defesa da autoridade. A ruptura com costumes e valores de ordem moral é sempre relativa a condições históricas favorecedoras de questionamentos que remetem á vida cotidiana. A geração de 68, principalmente a juventude e as mulheres, rompe com padrões morais de varias gerações. Os códigos de ética internacionais. Os

anos 60 apontam para conjunto de determinações facilitadoras do processo de renovação profissional. Mas com o podemos demonstrar, tradicionalismo ético, fundado nos pressupostos metafísicos e doutrinários do humanismo cristão tradicional, na pretensa “imparcialidade” ético-politica e no conservadorismo moral. Os códigos da COSTA RICA, CHILE, PERU PORTO RICO, COLÔMBIA, MÉXICO, BRASIL E PANAMÁ reafirmam a “imparcialidade”, a “ abstenção critica” em face dos colegas e da instituição, a valorização da família como instituição básica, a disposição em colaborar “ com as autoridades governamentais” , indicando , por exemplo, de modo acrítico, o dever ético de “ compenetrar-se dos fins da política as instituição, conhecer e cumprir seu regulamento.

Os códigos brasileiros ( 1965-1975)  A hegemonia dessa obra, por parte da entidade nacionalismo ético no Brasil, nas décadas de 60e 70, não se restringe aos códigos de éticas.Em suas perspectivas doutrinaria, o documento prevê o que os assistentes sociais devem evitar, “especialmente, as faltas graves contra os bons costumes Podemos constatar que, em 1975 , o código de ética não só reafirma o conservadorismo tradicional, mas o faz na direção de uma adequação às demandas da ditadura, consolidada a partir de 1968,que se confirma na consideração de Netto.  A face ética do novo conservadorismo. Tendo em vista nossa analise sobre a vigência do tradicionalismo, nos códigos e na produção ética do serviço social ate 1986. O desfilamento da dimensão ética da proposta fenomenológica apresentada por Almeida implica o tratamento de um aspecto que rebate em outras configurações da ética profissional. “Sua perspectiva metafísica permite a reprodução da abordagem abastrada do humanismo cristão, em seu tratamento da “pessoa humana” como existência espiritual: nestes termos possibilita sua incorporação por ideologias diversas.  As vertentes que influenciam o serviço social, o neotomismo ( com Maritais) e o personalismo ( com Mounier), expressam projetos de intervenção social que marcam, respectivamente, o enfrentamento da “ questão social” , no final do século XIX , e o questionamento de um grupo de intelectuais da esquerda católica, no período entre as duas guerras mundial  

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