AULA DE TEMA 7
Artigos Científicos: AULA DE TEMA 7. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CAMO2 • 3/11/2014 • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 456 Visualizações
O prazo para entrega das atividades avaliativas do 2º bimestre nesta disciplina é até: 17/11/2014
Orientações
Fórum Geral
Fórum de Notícias
Protocolo de Envio
Aula-tema 01: A Sociologia da Educação e os Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: o Positivismo de Auguste Comte
Aula-tema 02: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia Moderna de Émile Durkheim
Aula-tema 03: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber
Aula-tema 04: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Karl Marx e o Materialismo Histórico
Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias
Aula-tema 06: Nova Sociologia da Educação: A Indústria Cultural
Aula-tema 07: Nova Sociologia da Educação: Teoria Social de Pierre Bourdieu
Resumo
Web aula
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Saiba Mais
Aula-tema 08: Nova Sociologia da Educação: uma Visão sobre Michel Foucault
Atividade Colaborativa
Fundamentos Sociológicos da Educação
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Revisão da tentativa 1
Iniciado em segunda, 3 novembro 2014, 15:12
Completado em segunda, 3 novembro 2014, 15:48
Tempo empregado 36 minutos 22 segundos
Question 1
(CESGRANRIO, 2009 – Professor de Sociologia – ADAPTADA) Identifique o conceito formulado por Pierre Bourdieu que se refere às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
Escolher uma resposta.
a. Capital cultural.
b. Reprodução social.
c. Violência simbólica.
d. Habitus. Errado
e. Indústria Cultural
Comentário sobre a resposta incorreta: Não foi desta vez! Retome o Capítulo 7, do livro-texto, e procure entender, mais detalhadamente, as críticas de Bourdieu à instituição escolar.
Question 2
(Aeronáutica, 2008 – Magistério Sociologia) Um conceito importante da teoria de Pierre Bourdieu é o conceito de habitus.
Sobre esse conceito, marque a alternativa INCORRETA:
Escolher uma resposta.
a. Habitus implica afirmar que o individual, o pessoal e o subjetivo são simultaneamente sociais e coletivamente orquestrados.
b. O conceito de Habitus está intimamente relacionado ao coletivo.
c. O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.
d. Constitui-se de sistemas de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes). Errado
e. O habitus é adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientadas para funções e ações do agir cotidiano.
Comentário sobre a resposta incorreta: Não foi desta vez! Retome o Capítulo 7, do livro-texto, e reveja os conceitos de habitus e campo, que são estruturantes do pensamento de Bourdieu.
Question 3
(ENADE, 2008 – Ciências Sociais – ADAPTADA) A noção de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu propõe-se a resolver um dilema teórico. Até então, para explicar os produtos culturais – arte, literatura, religião, ideologia –, escolhia-se entre duas vias exclusivas: o estruturalismo e o marxismo. Em síntese, isso significava o confronto entre duas tradições, em que se privilegiavam os produtos dotados de coerência interna, subtraindo-se os determinantes externos ou, então, caracterizavam-se tais produtos pelas funções sociais que eles exerciam, notadamente as funções ideológicas de justificação dos interesses das classes dominantes. Segundo esse autor, a noção de campo:
Escolher uma resposta.
a. Nenhuma das alternativas é completamente verdadeira.
b. Considera língua, mito, arte e religião como estruturas estruturantes, ou seja, objetivas, atribuindo-lhes papel ativo.
c. Consiste na separação entre o poder e a violência. Errado
d. Sintetiza o mundo subjetivo e o mundo objetivo, articulando a ordem do simbólico em uma realidade complexa, em que a cooperação entre ambos transforma forças contrárias em aliados que agem graças ao seu embate e não apesar dele.
e. Pressupõe que mito, religião e arte, apesar de forte presença simbólica, não cumprem nenhum papel político
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