AVA ANHANGUERA
Trabalho Universitário: AVA ANHANGUERA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joaoffm321 • 17/3/2015 • 1.219 Palavras (5 Páginas) • 335 Visualizações
Conceito de sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Ações relacionadas a sustentabilidade
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Benefícios
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
A ocorrência, nos mais diferentes pontos do planeta, de catástrofes naturais de conseqüências desastrosas e com perda de milhares de vidas humanas, conduz-nos a um inevitável questionamento sobre quais seriam os fatores causadores desses distúrbios. Que ações preventivas foram olvidadas pelo homem que, na ânsia irrefreável de obtenção de lucros, cada vez elevados, provoca a devastação de forma irracional da natureza e a submete a agressões e degradações cada vez mais freqüentes.
A sustentabilidade ambiental é uma preocupação e uma necessidade que deve ser levada a sério, sob pena de, num curto espaço de tempo, não só a vida humana, mas toda vida existente na terra, estar seriamente ameaçada e comprometida, sem se falar no comprometimento irremediável da qualidade de vida na face terráquea.
O crescimento econômico de uma nação é extremamente importante, mas não deve ser esquecida a sustentabilidade ambiental. Esse vínculo entre a sustentabilidade ambiental e econômica varia de país para país. Observa-se, no caso brasileiro, que as políticas adotadas têm seguido o caminho inverso. Em economias ricas de recursos naturais, como é o caso do Brasil, o meio ambiente pode, também, ajudar a financiar o desenvolvimento e melhorar o bem estar da população.
À guisa de exemplo, do que existia na Mata Atlântica, à época do descobrimento, restam apenas 7%, e da Floresta Amazônica 15% de toda área já foi completamente desmatada, sendo que a maior parte da devastação ocorreu nos últimos 50 anos. Em 2003 foi registrada a maior taxa de desmatamento em um único ano, em nosso país.
É notório que por trás de toda essa devastação está o interesse do capital privado, que em nome da sua acumulação deixa atrás de si em rastro de destruição e degradação. São ações que promovem acumulação de capital e são injustificáveis pelo ônus social que representa. Na última década, o Brasil mais que dobrou sua produção de grãos, porém a adoção da mecanização pesada na agricultura e, igualmente, o volume de insumos tóxicos utilizados, deixam um rastro desolador, com a degradação dos mananciais de águas e também os efeitos nocivos aos ecossistemas, principalmente o do Cerrado.
Alguns conceitos de sustentabilidade, a seguir relacionados, são assaz importantes para que se possa promover corretamente o uso
...