AVA - Atividade Virtual Avaliativa
Dissertações: AVA - Atividade Virtual Avaliativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanialabres • 28/9/2014 • 2.461 Palavras (10 Páginas) • 347 Visualizações
RESUMO
Nesta cartilha apresentamos a realidade do trafico humano que assola nossa sociedade em todos os níveis sociais e sugerimos propostas para enfrentar este terrível mal. Queremos abordar de forma simples e clara como o trafico humano está presente em nosso contexto social, e mais que uma constatação queremos levar você leitor a uma reflexão pessoal e comunitária, buscando sensibiliza-lo para a busca de uma norma forma de encarar este crime, com coragem, vontade e fazendo um junto o aquele ou aquela que é explorado. O trafico humano já foi um tema trabalhado na mídia, mas ainda está cheio de tabus e de formas muito clara buscamos nesta cartilha esclarecer que o trafico pode está acontecendo em seu bairro ou até em sua casa, vale apena refletir sobre está realidade.
SUMÁRIO
Resumo...........................................................................3
Introdução.......................................................................5
Trafico humano...............................................................6
Principais problemas......................................................6
Tipos de tráficos..............................................................7
a) Prostituição..............................................................8
b) Órgãos......................................................................8
c) Trabalho forçado......................................................9
d) Doação ilegal............................................................9
e) Perfil das vitimas.....................................................10
f) Perfil dos aliciadores..............................................10
g) Famílias....................................................................10
h) Direitos violados......................................................11
i) ONGS e Autoridades competentes........................12
Conclusão...........................................................................13
Fontes Biográficas..............................................................14
INTRODUÇÃO
Ao pensar no tema desta cartilha, ou melhor, deste trabalho caminhamos por varias realidades de nossa sociedade, sabemos que são muitas as suas necessidades e muitos os temas para se abortar em relação as cidadania, direitos e legislação.
Mas como membros de uma sociedade consumista, capitalista e muitas vezes alienada, buscamos tratar de um tema que não é tão apresentado em nosso meio, talvez seja por que este tema venha carregado de preconceitos ou até mesmo por nos achamos informados e conectados demais para nos deixarmos enganar por uns meros aliciadores.
Com tudo queremos oferecer a você leitor e cidadão com esta pequena apresentação o gosto por querer ler esta simples cartilha e fazer dela o seu carro abre alas para buscar conhecer, aprofundar, discernir e atuar contra o grande mal de nosso século.
Que este texto abra os nossos olhos contra a cultura do bem-estar que vivemos, onde nos fechamos em nós mesmo e não percebemos o outro que sofre e pede nossa ajuda.
Seja você caro leitor um defensor da vida contra o TRÁFICO HUMANO!
TODOS A FAVOR DA VIDA E DIGNIDADE!
TRÁFICO HUMANO
“Há necessidade de um profundo exame de consciência: quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado um objeto, exposto para vender ou para satisfazer desejos imorais?” (Papa Francisco – CF 2014).
“Que responsabilidade pode pedir a sociedade do nosso tempo? Como despertar as autoridades internacionais e nacionais, os poderes públicos e a sociedade em geral para o problema do tráfico de pessoas?”(Padre Mario Marcelo)
“Há preocupação da sociedade brasileira no sentido de debater e combater o tráfico de pessoas, a exploração sexual. A mobilização de pessoas faz com que o problema ganhe mais evidência. É fundamental e muito importante inclusive por ser um crime muito comum, mas completamente invisível – observou a senadora, atualmente titular da Procuradoria Especial da Mulher do Senado”. (Arlete Sampaio – Senadora)
"É necessário um envolvimento efetivo de todos para que possamos ir além nas questões dos direitos humanos, numa época em que a hegemonia do capital transforma tudo em mercadoria", declarou Arlete Sampaio, que presidiu a sessão solene. A parlamentar foi acompanhada por seus colegas presentes, que também falaram da necessidade de se combater o tráfico humano.
"O tráfico humano não cessará enquanto não avançarmos em várias questões do nosso modelo cultural e de sociedade, como a discriminação", disse. Ela salientou, ainda, ser necessário desconstruir mitos, "como aquele que afirma serem alvos do tráfico apenas pessoas em condições de vulnerabilidade social”. (Arlete Sampaio)
“Crime é considerado um dos mais invisíveis e complexos de se investigar. Falta de conhecimento da sociedade sobre o assunto e frequente recusa das vítimas em cooperar são dois dos fatores responsáveis. A Campanha da Fraternidade deste ano alerta para o problema e investe na prevenção”. (Cearense Silvania Cleide Barros Vasconcelos)
Os principais problemas:
Falta de informação;
Invisibilidade dos crimes;
Tabus e preconceitos referentes ao mesmo
A indiferença social
Qual o papel da sociedade
Que
...