AVA TECNOLOGIA E GESTAO
Trabalho Universitário: AVA TECNOLOGIA E GESTAO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaudir2014 • 17/9/2014 • 852 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
Passo 3
Responda às questões a seguir, usando o que você aprendeu nos Passos 1 e 2 desta atividade e na Web Aula:
1. Como a empresa pode facilitar o compartilhamento do conhecimento de seus funcionários?
A oportunidade de aprendizado é um fator importante para as pessoas escolherem uma ou outra empresa, além dos desafios do cargo, salário e crescimento dentro da organização. Existe o interesse dos colaboradores em estarem atualizados e terem oportunidades de aprendizado. Os funcionários querem compartilhar atitudes e crenças, desenvolver relacionamentos, conhecer seus colegas de trabalho para poderem trabalhar juntos. (STEWART, 2002).
Davenport (2003), afirma que, ter acesso ao conhecimento somente quando seu portador tem tempo para compartilhá-lo ou perdê-lo definitivamente quando ele deixa a empresa são problemas importantes que ameaçam o valor do capital do conhecimento da organização, e as empresas devem ter estratégias para impedir essas perdas.
O compartilhamento e a distribuição do conhecimento em uma organização são condições prévias vitais para transformar informações ou experiências isoladas em algo que toda a organização possa utilizar (PROBST, 2002). Angeloni (2008) acredita que o compartilhamento do conhecimento é um dos fatores que envolvem a gestão do conhecimento, e sua prática torna-se imprescindível, pois de nada adianta dispor de conhecimentos importantes se não se promover sua partilha. A autora afirma, ainda, que a organização só se beneficia como um todo quando o conhecimento é difundido, transferido, compartilhado e alavancado, quando existem efetivos fluxos de conhecimento, e quando o conhecimento é colaborativo.
O compartilhamento do conhecimento é um dos grandes desafios das organizações, pois o conhecimento só se torna organizacional quando é socializado. Isso faz com que as formas de compartilhamento recebam cada vez mais atenção. Para gerenciar o compartilhamento do conhecimento, é preciso definir os agentes para a sua interação, mapear formas de interação já existentes e incluir novas práticas interativas de compartilhamento, focadas nos ativos do conhecimento. Um dos maiores desafios dos líderes, imposto pela era do conhecimento, é promover o estímulo ao compartilhamento do conhecimento, orientando as pessoas a organizar seus conhecimentos individuais e a colocá-los a serviço da organização, da comunidade e do mundo, despertando em todos a vontade de compartilhar o que sabem, pois o conhecimento deve estar a disposição de todos, de forma acessível e a qualquer momento (GOULART e ANGELONI, 2009).
Para Takeuchi e Nonaka (2008), o conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, e as organizações dependem de seus colaboradores para criar conhecimento. Por isso, é importante que a organização apóie e estimule as atividades que promovam a criação e o compartilhamento do conhecimento dos indivíduos, que favoreçam o diálogo, a discussão e o compartilhamento pessoal em conhecimento organizacional. Para os autores, o indivíduo é o “criador” do conhecimento e a organização é o “ampliador deste.
2. Qual a ligação das tecnologias de gestão capital intelectual e gestão do conhecimento com o novo perfil do trabalhador, que se caracteriza por mais formação e informação?
Colocar o funcionário como o principal recurso da organização , assim o mesmo utilizará o conhecimento já adquirido com o que a empresa possa oferecer buscando
sempre informações e conhecimentos. Formando novos perfis de trabalhador, capacitando e moldando o mesmo.
O conhecimento é mais valioso e poderoso do que os recursos naturais, grandes indústrias ou contas bancárias recheadas. As empresas de sucesso são as que detêm as melhores informações e que sabem controlá-las de forma mais eficaz. O capital intelectual é intangível, mais valioso que ativos físicos ou financeiros, ele significa a soma do
...