AVALIAÇÃO DO VALOR DE IMÓVEIS POR ANÁLISE DE REGRESSÃO
Por: Zeusmax • 16/2/2016 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9]RIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA
ANEXO A – Título do anexo
- AVALIAÇÃO DO VALOR DE IMÓVEIS POR ANÁLISE DE REGRESSÃO: UM ESTUDO DE CASO PARA A CIDADE DE JUIZ DE FORA.
Relatório Simplificado
Introdução:
O artigo trata da evolução da engenharia de avaliação de imóveis no Brasil, que vem se dando através dos profissionais de engenharia que se dedicam ao estudo e à pesquisa das técnicas de avaliação de imóveis, buscando a melhor forma para a avaliação deste produto único, que se diferenciam tanto entre si por diversas características e até fatores subjetivos.
Neste estudo de caso, o autor faz um comparativo entre o método atualmente empregado para análise de avaliação de imóveis para fins tributários na cidade de Juiz de Fora, que no caso é o método evolutivo, com a análise de regressão linear múltipla, através do método comparativo direto de dados de mercado.
O referido estudo busca o aprimoramento na avaliação dos imóveis conforme diretrizes do plano estratégico municipal, através do método pelo qual o valor do imóvel é obtido comparando-se as suas características com as de outros imóveis que foram negociados no mercado. No entanto é sabido que para a implantação definitiva deste método pelo município é necessário que o mesmo seja testado e seguro, para subsidiar as decisões administrativas, tendo em vista as implicações que tais mudanças podem gerar para toda a população.
Objetivos:
O objetivo principal deste método é inferir valores representativos para os imóveis avaliados, realizando a comparação entre os valores atualmente utilizados pelo município, os valores encontrados pela análise de regressão linear e os valores de imóveis colocados à venda.
Objetiva ainda utilizar e técnica de regressão linear múltipla, como ferramenta auxiliar na determinação do valor venal de imóveis urbanos para fins de tributação, comparando-a com o método atualmente utilizado na prefeitura, utilizando basicamente os dados do cadastro imobiliário municipal. Buscando melhor precisão na determinação destes valores, selecionando quais são as variáveis mais significativas, que irão compor o modelo final.
Metodologia:
O método em estudo é o método comparativo direto de dados de mercado, que utiliza a regressão linear múltipla para a obtenção função objetiva, que representam as observações sob o ponto de vista de estimação estatística e o modelo matemático de explicação dos dados coletados, para tanto, utilizou-se os dados da cadastro imobiliário, fornecidos pelo departamento de cadastro imobiliário de Juiz de Fora, dos imóveis negociados entre abril e julho de 2007.
No caso de estudo proposto, as variáveis independentes representam as características intrínsecas e extrínsecas dos imóveis e a variável dependente representa o valor de mercado do imóvel.
...