IM Ventro Gluteo
Dissertações: IM Ventro Gluteo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduturbo • 22/3/2014 • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 4.135 Visualizações
Sumário
Introdução 1
Resumo 2
Conceito 3
Material utilizado na administração intramuscular 4
Técnica de aplicação de injeção IM ventroglúteo 5
Descrição do procedimento 6
Tecnologias inovadoras da assistência ao cliente 7
Objetivo do uso de dispositivo de segurança 8
Complicações pós injeções 9
Considerações finais 10
Referências bibliográficas 11
INTRODUÇÃO
A região ventro-glútea é um dos locais preferidos para dar injeções intramusculares em adultos e crianças com mais de sete meses de idade. Utilizando este local, o risco de machucar acidentalmente o paciente é mínima, porque a área não contém grandes nervos e vasos sanguíneos. É possível acessar o local com o paciente em pé ou deitado e, além disso, você pode encontrá-lo usando sua mão não-dominante como guia.
RESUMO
A aplicação de medicamentos por via intramuscular é uma técnica usada há séculos. O conhecimento científico aplicado a esse procedimento enfatiza o fato de que há locais e apropriados a fim de reduzir o desconforto e possíveis complicações ao pacientes Por ser um procedimento invasivo, devem ser avaliados o tipo e a irritabilidade do fármaco, a espessura do tecido adiposo, o calibre e o comprimento da agulha, a compatibilidade entre a estrutura muscular e o volume de medicamento a ser aplicado. A região ventroglúteo foi proposta, em 1954, após vários estudos pelo pesquisador e anatomista suíço Von Hochstetter, junto aos seus colaboradores, realizou investigação anatômica da região glútea, com o objetivo de explicar os vários acidentes decorrentes da aplicação intraglúteo e com isso procurou uma região mais segura para a aplicação de injeção por via intramuscular (IM).
Região ventroglútea. O músculo ventroglútea corresponde ao glúteo médio e situa-se em local profundo e afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes, configurando assim, um local seguro, porque é também um músculo largo, e bem desenvolvido em crianças jovens, incluindo aqueles que não andam e os adultos. A pesquisa mostra que as lesões como fibrose, comprometimento nervoso, abscesso, necrose tecidual, contração muscular, gangrena e dor, estão associados a regiões IM mais comuns a ventroglútea.
Conceito
A escolha do local de aplicação deve priorizar aquele onde há menor risco de complicações. Comparando as diferentes regiões de aplicação, a escolha deve ser feita na seguinte seqüencia: ventroglútea, dorsoglútea (glúteo), face anterolateral da coxa (ou vasto lateral) e deltóidea. A região ventroglúteo é considerada pela literatura científica a mais segura para aplicação intramuscular devido à sua maior espessura do músculo glúteo (glúteo médio e mínimo), local livre de vasos sanguíneos e nervos importantes e menor espessura de tecido subcutâneo é uma Região limitada por estruturas ósseas.
A direção das fibras musculares previne o deslizamento do material injetado para a região do nervo isquiático (ciático), livrando-o de irritações. Outra vantagem é que a epiderme tem menor concentração de germes patogênicos anaeróbios quando comparada à região dorso glútea, pois é menos passível de ser contaminada com fezes e urina, e sua espessura tem em media de quatro centímetros na zona central de área livre de estrutura importante.
Para a grande maioria dos autores esta técnica não tem contra indicações, já que a irrigação e a inervação localizam-se a uma boa profundidade e dificilmente seriam atingidos.
A sua localização é obtida através da colocação da (mão) palma sobre o trocanter maior do quadril, o polegar deverá esta apontado para virilha e os demais dedos para o crânio, o dedo indicador deverá posicionar sobre a crista ilíaca em direção as nadegas formando um triangulo com as pontas voltadas para baixo. O local da introdução da agulha é na região central desde triangulo.
Podemos destacar um músculo espesso e grande com aproximadamente 4cm
Material utilizado na administração intramuscular
* Seringa conforme volume a ser injetado (máximo 5 ml)
* Agulha-comprimento/calibre compatível com massa muscular e solubilidade do liquido a ser injetado.
* Algodão
* Álcool 70%
* Bandeja
* Medicação prescrita
* Luvas de procedimento
Técnica aplicação de injeção IM ventroglúteo
Esta técnica é muito utilizada em países desenvolvidos. Formada pelos músculos glúteos médios e mínimos, sabe-se que o glúteo médio se origina da asa do ílio, e suas fibras se inserem no trocanter maior; o glúteo mínimo origina-se do ílio e se insere a frente do glúteo médio. Ambos são em forma de leque. Os decúbitos mais utilizados são ventral, dorsal, de pé ou sentado
Descrição do Procedimento:
* Preparar o material;
* Checar prescrição medicamentosa, data, horário, dose, nome do paciente.
* Lavar as mãos com técnicas adequadas;
*
...