AVALIAÇÃO CLÍNICA DO ALTO-FALANTE TORTICO E LOMBAR
Seminário: AVALIAÇÃO CLÍNICA DO ALTO-FALANTE TORTICO E LOMBAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANDRRESATHAIS • 29/3/2014 • Seminário • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 254 Visualizações
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL-FACID DEVRY
CURSO: FISIOTERAPIA
AVALIAÇÃO CLINICA DA COLUNA TORÁCICA E LOMBAR
TERESINA
2014
AVALIAÇÃO CLINICA DA COLUNA TORÁCICA E LOMBAR
Trabalho como requisito para obtenção da nota parcial na disciplina Avaliação Clinica, sob orientação da professora Juçara Castro.
TERESINA
2014
Avaliação Clinica da Coluna Torácica e Lombar
1- Anatomia Aplicada
Os músculos da coluna torácica e lombar são:
Flexores: reto do abdome, oblíquo interno, oblíquo externo e psoas.
Extensores: iliocostal lombar, espinal do tórax, longuíssimo do tórax, multífidio(lombo e tórax), semi-espinal do tórax, rotadores (lombo e tórax) interespinais (lombo e tórax) e intertransversários (lombo e tórax).
Flexores Laterais: oblíquo externo e interno, quadrado do lombo, iliocostal lombar, espinal do tórax, longuíssimo do tórax semi-espinal do tórax, multífido(lombo e tórax), intertransversários(lombo e tórax) e reto do abdome.
Articulações da coluna torácica:
-Articulações costovertebrais são articulações sinoviais planas localizadas entre as costelas e os corpos vertebrais.
- Articulações costotranversas são articulações sinoviais localizadas entre as costelas e os processos transversos da vértebra do mesmo nível da primeira á décima costela.
-Articulações costocondrais localizam- se entre as costelas e a cartilagem costal.
Articulações na coluna lombar:
- Articulação cartilaginosa entre os corpos vertebrais e interposta entre os discos e as articulação sinoviais entre o processo articular superior de uma vértebra com o processo articular inferior da vértebra adjacente. Posição de repouso: meio caminho entre a flexão e extensão; Posição de aproximação máxima: extensão.
História Clinica
Existem posturas ou ações específicas que aumentem ou diminuam a dor ou causa dificuldade?
A dor é pior pela manhã ou à noite?
Que movimentos doem?
Está presente parestesia?
Qual a atividade ou lazer habitual do paciente?
Que atividades agravam ou aliviam ador?
Qual é a posição de dormir do paciente?
Que tipo de sapatos o paciente usa?
O paciente está utilizando alguma medicação?
3- Observação e Triagem
Exame das outras articulações adjacentes, acrescentando uma avaliação posturalglobal.Observação geral: evidência de dano tecidual, edema, temperatura,hipersensibilidade, estalido ou crepitação
.4. Inspeção
Postura global da coluna vertebral, o paciente deve ser examinado na posição em pé e depois sentado. O paciente deve ser observado nas vistas anterior, posterior e lateral :Postura:observar obliqüidade pélvica e simetria de sustentação de peso. Observar marcas cutâneas ou presença de lesões na pele. Observar deformidade em grau ao nível da coluna lombar; Cor e textura da pele, cicatrizes, fístulas, etc. Observar anormalidade dos contornos ósseos e dos tecidos moles. Exame das articulações periféricas: artic. sacro ilíacas, do quadril, dos joelhos;tornozelos e dos pés.
5. Palpação
Durante a palpação do quadril e músculos associados, o fisioterapeuta deve observar qualquer dor à palpação, temperatura, espasmo muscular ou outros sinais e sintomas.
Face Anterior: crista ilíaca;
Face Posterior: crista ilíaca,processos espinhosos da coluna lombar, Sacro, crista ilíaca,túber isquiático, nervo ciático.
6. Mobilidade dos Segmentos Triagem Para Amplitude de Movimento
Consiste em determinar onde e se é necessária uma avaliação goniométrica específica,se forem identificadas limitações na amplitude de movimento articular, deverá ser realizado um teste goniométrico específico para se obter um quadro das restrições,estabilização e registro das limitações. Mobilização Movimentos Ativos: Quantidade de movimento articular realizada por um indivíduos em qualquer auxílio. Objetivo: o examinador tem a informação exata sobre a capacidade,coordenação e força muscular da amplitude de movimento do indivíduo.
Movimentos Passivos: Quantidade de movimento realizada pelo examinador sem o auxílio do indivíduo. A ADM passiva fornece ao fisioterapeuta a informação exata sobre a integridade das superfícies articulares
...