AVALIAÇÃO ESCOLAR
Dissertações: AVALIAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daymanenti • 29/8/2013 • 832 Palavras (4 Páginas) • 357 Visualizações
AVALIAÇÃO ESCOLAR
Esses últimos anos constituem um período de mudanças para a escola brasileira, sobre as reformulações propostas pelas novas legislações. Os PCN’s chegaram às escolas propondo não só novos conteúdos e novos métodos para avaliação escolar.
Para Luckesi “Somos traídos por hábitos que já passaram para nosso inconsciente e atuamos automaticamente, sem nos perguntarmos sobre o verdadeiro sentido daquilo que estamos fazendo. Inconscientemente, ́examinamos, porém dizemos que ́avaliamos”.
Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível, por isso, não pode ser classificatória nem seletiva, ao contrário, ela terá que ser diagnóstica e inclusiva.
Há vários tipos de avaliação, as três principais são:
Avaliação Diagnóstica: que pode ser registrado em forma de nota, mas nota não é avaliação. É importante frisar que a avaliação diagnóstica não deve ser empregada por um longo tempo, intrometendo-se na implementação do plano de curso e da programação das atividades didáticas, mesmo porque existe uma outra modalidade de avaliação consecutiva que pode bem sucedê-la e que permiti a observação do avanço e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos.
Avaliação Formativa: Ao longo do procedimento educacional, teremos que considerar uma outra modalidade de avaliação, a avaliação formativa, dita processual ou de desenvolvimento, que ocorre ao longo do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é formativa no significado de que aconselha como os alunos estão se transformando em direção aos objetivos almejados. Nessa modalidade, o educador acompanha o estudante metodicamente ao longo do processo educativo, podendo saber, em determinados períodos, o que o aluno já aprendeu em face dos escopos indicados, ou numa analise crítica à educação tradicional, em face dos conteúdos trabalhados.
Avaliação Somativa: Exteriorizada como avaliação final, porque acontece no fim de um processo de educação e aprendizagem, tem uma função classificatória, em razão de que vão convir a uma classificação do estudante conforme os níveis de aplicação no fim de uma unidade, de um módulo, de uma disciplina, de um semestre, de um ano, de um curso.. A avaliação somativa promove a definição de escopos, freqüentemente se baseia nos conteúdos e procedimentos de medida, como provas, teste objetivo, dissertações-argumentativas. Colabora para a avaliação somativa, tanto a avaliação diagnóstica quanto a avaliação formativa, que a avaliação da aprendizagem é um ciclo de intervenções pedagógicas de um mesmo processo.
Auto-avaliação
A auto-avaliação um recurso fundamental de crescimento para todo ser humano. Um sujeito que não tenha autocrítica sobre si mesmo e suas ações, nunca mudará de posição. Todas as nossas condutas dependem de nossa autocrítica. Nessa perspectiva a auto-avaliação é ótima. Todavia, na escola, ainda estamos para criar a cultura da auto-avaliação. Nenhum aluno vai se auto-reprovar numa escola que está centrada na promoção, o mais comum é ele se autopromover. Assim sendo, o mais adequado para a escola hoje é
uma experiência dialógica, onde educador e educando se relacionem na busca da melhor compreensão e da melhor apropriação do conhecimento e das habilidades necessárias com os quais estão trabalhando.
A AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
Nós como seres humanos, pensamos e agimos e foi pensando e agindo que chegamos ao nosso complexo mundo de hoje. Planejar é a atividade em que se projetam fins e se estabelecem
...