Abertura De Uma Empresa
Exames: Abertura De Uma Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Suehellen • 28/10/2014 • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 495 Visualizações
Para a abertura de uma empresa e ao longo da vida da mesma são utilizadas várias ferramentas de apoio para melhor organizar e obter lucros, para isso utilizamos estes planejamentos que estão mencionados logo abaixo:
O fluxo de caixa de uma empresa consiste na projeção de entradas e saídas de recursos financeiros em seu caixa. De acordo com Hansen e Mowen (2011, p. 258) define o orçamento de caixa como "o plano detalhado que mostra todas as origens e aplicações esperadas de caixa". Lunkes (2007, p. 53) possibilita também assegurar recursos monetários suficientes para atender às operações da empresa e pode ajudar a empresa a equilibrar o caixa, identificando deficiências de recursos monetários com antecedência.
Padoveze (2000, p. 390) afirma que "é a peça orçamentária que junta todos os orçamentos particulares, traduzindo se num resumo de todo o orçamento operacional, e adicionando se as peças orçamentárias do orçamento financeiro.
Sardinha (2008, p. 82) "o orçamento de caixa elaborado para períodos longos, como um ano, possui considerável grau de imprecisão, pois se baseia em valores orçados nas demais peças orçamentárias".
Para as oportunidades não exercidas utilizamos o custo de oportunidade ele é representado pelo valor das oportunidades sacrificadas (não escolhidas) é o que se deixa de ganhar.
Exemplo de Custo de Oportunidade:
b) Custo de Oportunidade do Imóvel Uma empreendedora utilizou um amplo e bem localizado imóvel da família para instalar um Salão de Beleza, após anos de trabalho percebeu que os lucros mensais do negócio estavam estabilizados e rendiam aproximadamente R$ 5 mil por mês, no entanto, caso optasse por alugar o imóvel obteria um aluguel mensal de pelo menos R$ 8 mil, esse seria
portanto o seu custo de oportunidade, ele não aparece na contabilidade
do Salão de Beleza, mas mostra a empresária qual é a melhor opção de
emprego do imóvel.
O instrumento para planejar e controlar é o orçamento onde as empresas buscam planejar com antecedência as ações a serem executados e os recursos a serem empregados, para a partir daí controlar o que foi planejado com o que está sendo executado.
Segundo Frezatti (2007), “o orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício é mais que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.”
É considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Isso ocorre pelo fato que os gestores têm o compromisso especificado e definido no plano estratégico, que acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento.
O orçamento surge como sequência a montagem do plano estratégico, permitindo forçar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal as suas ações mais importantes. O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico.
Conforme Frezatti, o orçamento de uma empresa deve ser elaborado levando-se em conta a seguinte sequência de etapas:
• ligação de casa preparatória para o orçamento, princípios gerais de planejamento, diretrizes dos cenários, premissas e pré-planejamento;
• plano de marketing;
• plano de suprimento, produção e estocagem (PSPE);
• plano de recursos humanos;
• plano financeiro.
Existem vário orçamentos empresariais alguns deles são:
• Orçamento De Estoque
Para Welsch (1983) O orçamento de estoques é de grande relevância para a organização, pois através dele é possível identificar o excesso ou a falta de itens disponíveis, e quando não se verifica a falta desses itens, frequentemente resulta na impossibilidade de cumprir datas de entrega.
• Orçamento de Venda
Segundo Walter(1973) “a posição da empresa no mercado consumidor e as pesquisas realizadas visando à avaliação de seu potencial futuro influem na política que se há de estabelecer para o orçamento de vendas”.
A previsão de vendas tem como ponto de partida do orçamento empresarial, que se constitui um plano de vendas futuras da empresa para determinado período de tempo, assim estimando as quantidades de cada produto que a empresa planeja vender e o preço praticado, para isso é necessário determinar o valor da receita total que será obtida, como condições básicas desta venda, a vista ou a prazo, desencadeando os custos de fabricação e despesas de venda.
• Orçamento de mão de obra
Para a elaboração do orçamento de mão de obra é necessário estimar o número padrão de horas de mão de obra direta exigido por unidade de cada produto e depois as taxas médias de remuneração por departamento, centro de custos ou operação; estimar relações diretas entre o custo de mão de obra e o volume de atividade e construir tabelas de necessidade de pessoal.
O tempo que a empresa leva para recuperar o capital investido se chama Payback descontado
...