Abordagem Sobre As Teorias Da Administração E Comunicação
Artigo: Abordagem Sobre As Teorias Da Administração E Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pedrotti • 3/11/2014 • 2.415 Palavras (10 Páginas) • 591 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 UMA ABORDAGEM SOBRE AS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO 4
2.1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 4
2.2 TEORIAS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO 4
2.3 TEORIAS DAS RELAÇÕES HUMANAS (TRH) 4
2.4 TEORIA DA BUROCRACIA................................................................................5
2.5 TEORIAS ESTRUTURALISTAS 5
2.6 TEORIA COMPORTAMENTAL 6
2.7 TEORIAS GERAIS DOS SISTEMAS 6
2.8 TEORIAS CONTINGENCIAL 6
3.0 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO..................................7
4.0 CONCEITOS DE MAX WEBER, KARL MAX E EMILE DURKHIEM......................9
4.1 MAX WEBER......................................................................................................9
4.2 KARL MARX……………………………………………………………………………10
4.3 ÉMILE DURKHEIM…………………………………………………………………….10
CONCLUSÃO……………………………………………………………………………….13
REFERENCIAS.........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de explanar sobre diversos assuntos como a abordagem humanista e comportamental das teorias de administração, os
elementos da comunicação e sua importância dela em uma administração eficaz, uma visão dos conceitos de Max Weber, Karl Max e Emile Durkhiem e a diferenciação entre eles e por último mas não menos importante, a importância dos limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações e os tipos de políticas que devem ser adotadas para a sua manutenção. Veremos a evolução das teorias da Administração e como suas etapas impactam diretamente na nossa atualidade, como que Max Weber, Karl Max, Emile Durkhiem e também outras pessoas como Frederick Taylor e Henri Fayol tiveram suas marcas registradas na história da evolução da Administração, seus conceitos principais e como a comunicação é vital nas organizações da atualidade.
2.0 UMA ABORDAGEM SOBRE AS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Após a revolução industrial, segundo Chiavenato, o crescimento das
empresas foi desordenado e complicado porque no geral, os recursos disponíveis
eram muito mal aplicados/aproveitados com total desorganização, sugerindo mesmo
que indiretamente uma mudança para melhorar a eficiência em conjunto com a
aplicação de métodos científicos. Dessa forma, tivemos o surgimento de diversos métodos de teorias de administração conforme abaixo:
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Segundo Taylor, existiam três males nas corporações que eram a
vadiagem sistemática, desconhecimento do gerenciamento dos operários e falta de
uniformidade nos processos. Isso levou a proposição da criação da ORT (Organização Racional do Trabalho) que, tinha como intuito, procurar uma forma mais eficiente e eficaz na finalização de uma tarefa. Portanto, essa passa a ser sua principal semelhança, que é foco na tarefa.
2.2 TEORIAS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO
Tendo como seu principal criador Henri Fayol, essa teoria mostrava
que a melhor forma de se ter eficiência era garantindo a concretização máxima e
correta disposição dos órgãos componentes, estabelecendo assim, historicamente, os elementos e princípios da Administração. A semelhança marcante dessa teoria é que Fayol dava ênfase na estrutura da organização. E foi dessa forma que ele criou uma estrutura de divisão das organizações em cinco funções sendo elas técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa.
2.3 TEORIAS DAS RELAÇÕES HUMANAS (TRH)
Continuando a linha de evolução, temos a Teoria das Relações Humanas (TRH), que tem como resultante principal a relevância da integração social para a produtividade, a importância dos grupos sociais e do conteúdo dos cargos,
agregando assim, novos conceitos para a teoria como motivação, liderança e comunicação.
2.4 TEORIA DA BUROCRACIA
Max Weber, que tinha como foco a burocratização. A preocupação de Weber era a racionalidade interligada na justificativa da adequação dos meios ao seu fim porque uma organização só é racional quando é eficiente, justificativa mais do que suficiente para entender seu foco na burocracia. Seu pensamento principal era que “a autoridade é a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo determinado”.
Assim, surge a Teoria da Burocracia, onde todo e qualquer tipo de comunicação deveria ser documentada para que se obtivesse o máximo da eficiência,se tornando assim a máxima da teoria da burocracia. O único problema é que essa teoria se esquecia de levar em consideração a organização informal e a variação dos colaboradores que nela trabalhavam. A sua grande contribuição, sem sombra de dúvidas, é que esses registros podem ser utilizados pela gestão do conhecimento, amenizam o relacionamento humano, mecanizando os funcionários administrativos fazendo que o padrão seja sempre mantido. Em contra partida, ela cria mecanismos que estagnam a função administrativa.
2.5 TEORIAS ESTRUTURALISTAS
Tendo foco na estrutura do ambiente, trouxe uma importante ruptura
com
...