Aceleração
Trabalho Universitário: Aceleração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 191107 • 1/3/2015 • 560 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
ACELERAÇÃO
Quando pensamos em aceleração, o primeiro pensamento que vem em nossa mente é a relação de um automóvel, com sua velocidade . Principalmente a alta velocidade! Também pensamos em veículos de transporte, como o ônibus, o metrô, o avião, etc.
Depois que passamos a estudar a aceleração em física, começamos a observar com mais atenção os movimentos de nosso cotidiano. Percebemos que é praticamente impossível que um automóvel mantenha a sua velocidade constante, também avaliamos que nossas atividades mudam de ritmo e velocidade.
Aceleração é a taxa de variação da velocidade, é a rapidez com que a velocidade muda.
Exemplo: Um motociclista está trafegando a uma velocidade de 40km/h. Em um determinado momento acelera sua moto, fazendo com que sua moto chegue a uma velocidade de 80km/h, isso em 10 segundos. Observando tal situação podemos dizer que a moto variou 40 km/h em 10 segundos, ou podemos dizer que variou 4 km/h a cada segundo.
ACELERAÇÃO ESCALAR MÉDIA
Aceleração escalar média é a grandeza física que representa a variação da velocidade escalar por unidade de tempo. Representada por a_(m ), ou α_m. Escrevemos matematicamente da seguinte maneira:
α= ∆v/∆t
Onde ∆v é a diferença de velocidades, ∆v= v_(2-) v_1,e ∆t é a variação de tempo, ∆t= t_2-t_1.
A unidade de medida é obtida através das unidades das grandezas utilizadas na determinação da aceleração média, velocidade e tempo. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de velocidade é o metro por segundo (m/s) e o tempo é dado em segundos (s), assim a unidade de aceleração média no SI é 〖m/s〗^2.
Vejamos um exemplo:
Um ônibus está parado no ponto a espera de passageiros. Após a entrada de todos, o motorista pisa no acelerador, iniciando sua viagem. Depois de decorridos 20 segundos, o velocímetro está marcando 60km/h. Nesse caso a velocidade escalar v_1, no instante t_1, é nula (v_1= 0) e a velocidade escalar, no instante t_2, é v_2= 60km/h. Assim:
∆v= v_2 - v_1 = 60 – 0 → ∆v = 60km/h
∆t= t_2 - t_1 = 20s → ∆t= 20s
Portanto a aceleração escalar média do ônibus foi:
α_m = ∆v/∆t =(60km/h)/20s → α_(m )= 3(km/h)/s.
Dizemos então, que o carro apresentou uma aceleração escalar média de 3(km/h)/s (três quilômetros por hora por segundo). Significa que em cada segundo, a velocidade variou 3km/h, em média.
A aceleração escalar média é uma grandeza algébrica, sendo seu sinal o mesmo da variação de velocidade ∆v. Assim, quando a velocidade escalar diminui, ∆v é negativo e, portanto, a aceleração escalar média é negativa.
Exemplo:
Se a velocidade escalar de um carro ao ser freado varia de 80km/h para 50km/h em 5 segundos, sua aceleração escalar média vale:
∆v= v_2-v_1= 50 – 80 →∆v= - 30km/h
∆t= 5 s
α_(m
...