Acessibilidade Em EAS
Pesquisas Acadêmicas: Acessibilidade Em EAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 26262626 • 8/11/2013 • 506 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALAGOAS
Acessibilidade em Unidades hospitalares
CONCEITO
É definida como “a condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida” (ABNT – NBR9050). Ou seja, é a ideia de um mundo sem obstáculos, tanto para a locomoção, quanto para a comunicação!
É indispensável:
Reserva de vagas nos estacionamentos;
Banheiros públicos adaptados;
Os edifícios deverão dispor de, pelo menos, um banheiro acessível e adaptado;
Teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esportes, casas de espetáculos, salas de conferência e similares, devem reservar 2% da lotação do estabelecimento para cadeirantes.
LEIS QUE REGULAMENTAM:
Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.
Art. 4o As vias públicas, os parques e os demais espaços de uso público existentes, assim como as respectivas instalações de serviços e mobiliários urbanos deverão ser adaptados, obedecendo-se ordem de prioridade que vise à maior eficiência das modificações, no sentido de promover mais ampla acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Art. 5o O projeto e o traçado dos elementos de urbanização públicos e privados de uso comunitário, nestes compreendidos os itinerários e as passagens de pedestres, os percursos de entrada e de saída de veículos, as escadas e rampas, deverão observar os parâmetros estabelecidos pelas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
NBR 9050
Serviços de saúde
8.4.1 Nos locais de serviços de saúde que comportem internações de pacientes, pelo menos 10%, com no mínimo um dos sanitários em apartamentos devem ser acessíveis. Recomenda-se, além disso, que pelo menos outros 10% sejam adaptáveis.
8.4.2 Os ambulatórios, postos de saúde, pronto-socorro, laboratórios de análises clínicas, centros de diagnósticos, entre outros, devem ter pelo menos 10% de sanitários acessíveis, sendo no mínimo um por pavimento. Pelo menos uma das salas para cada tipo de serviço prestado deve ser acessível e estar em rota acessível.
BARREIRA ARQUITETÔNICA
É “ausência, numa via ou num edifício, de condições que facilitem ou permitam o acesso de pessoas com alguma incapacidade física”.As barreiras arquitetônicas impostas às pessoas com limitações temporárias, aos idosos e aos portadores de deficiência são formadas por todas e qualquer
...