Acessórios De Torno
Artigos Científicos: Acessórios De Torno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kell08888 • 6/10/2014 • 452 Palavras (2 Páginas) • 492 Visualizações
ACESSÓRIOS DO TORNO
Placa arrastadora: São acessórios do torno que servem para transmitir o movimento de rotação do eixo principal em peças a serem usinadas entre pontas.
Placa lisa: Possibilitam a fixação de peças de formatos especiais que não possam ser torneados com o emprego das placas com castanhas, mas sim por meio de cantoneiras, chapas ranhuradas, grampos, calços e parafusos.
Placa de castanhas independentes: Serve para possibilitar a fixação de peças com formato circular, prismático ou irregular, por meio de aperto individual de suas castanhas.
Placa universal de três castanhas: É o acessório do torno, Fresadora e Retificadora, no qual se fixa o material, por aperto simultâneo das castanhas, que permite uma centragem imediata de materiais, cuja secção seja circular ou poligonal regular comum com número de lados múltiplos do número de castanhas.
Porta ferramenta: é o órgão superior que suporta e prende
Mandril: são ferramentas utilizadas em máquinas operatrizes, com a função de prender brocas. São modelos com chave de aperto, ou sem chave – conhecidos como mandris de aperto rápido.
Lunetas fixas e móveis: tornear superfícies cilíndricas podendo ser realizada em torneamentos internos e externos. Pode trabalhar peças de maiores diâmetros.
Pontos e Contrapontos: são cones duplos retificados de aço temperado cujas extremidades adaptam-se ao centro da peça a ser torneada para apoiá-la.
Conificador: Utiliza-se em peças de fabricação em série, mandris de máquinas operatrizes, brocas e alargadores.
Ponta fixa e rotativa: Pontas rotativas são conhecidas também como contra ponto rotativo. Tem a função de apoio na usinagem de eixos, tubos e/ou materiais cilíndricos em tornos mecânicos.
Bucha de redução: é um acessório para adaptação de um cone Morse menor que o cone da máquina.
Freio de emergência: parar a maquina quando se perceber uma irregularidade no seu funcionamento.
Joystick: é um periférico de computador ou um dispositivo geral de controle que consistem em uma vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador.
Recambio: responsável pela transmissão do movimento de rotação do cabeçote fixo para a caixa Norton.
Barramento: é a parte que sustenta os elementos fixos e moveis, garantindo o alinhamento da maquina.
Carro Principal: é formado pela mesa, carro transversal, carro superior e porta-ferramenta. O avanço do carro pode ser manual ou automático.
Carro Transversal: é responsável pelo movimento automático (pela rosca sem-fim), ou pelo manual (por um volante).
Carro Superior: é uma base giratória que permite tornear em ângulos.
Porta-ferramenta (torre): é o local onde são fixados os suportes de ferramentas, presos por meio de parafuso de aperto.
Cabeçote Móvel: parte do torno onde se desloca sobre o barramento oposta ou cabeçote fixo, o contraponto e o eixo principal estão
...