Acne
Monografias: Acne. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juruna • 13/4/2013 • 5.343 Palavras (22 Páginas) • 2.694 Visualizações
Tratamento de Acne
Guaratinguetá/SP Dezembro 2010
Sumaihe dos Santos Malvão
Tratamento de acne
Guaratinguetá/SP Dezembro 2010
Sumário
1 Introdução 04
2 Objetivo 05
3 Justificativa 06
4 Revisão Literária 07
5 Metodologia 09
5.1 Protocolo I 09
5.2 Protocolo II 09
6 Cronograma 10
7 Procedimento Experimental 10
7.1 Limpeza de Pele. 11
7.2 Aplicação de Ácido Salicílico. 11
7.3 Antes e Depois 12
8 Conclusão 13
9 Referências Bibliográficas 14
10 Anexos 15
11 Relatório de Atendimentos 21
Pág.
1 Introdução
Este trabalho consiste no estudo de acne grau I. Com realização de limpeza de pele e, aplicação de ácido salicílico.
A acne é uma afecção da pele que ocorre por um transtorno da unidade pilosebásseo e afeta cerca de 80% da população jovem, muitas pessoasa consideram um estágio natural da adolescência, que desaparece com a maturidade.
Ácido Salicílico com efeito, queratolítico entre 5 a 10 % (uso facial), tem ação direta sobre o comedão, diminuindo-o. A diminuição da queratinização epidérmica na face, suaviza a aparência da pele acneica. Pode ser indicado a 20% em gel como secativo, para ser aplicado em pequenos pontos de comedões. (Wikipédia, a enciclopédia livre).
2 Objetivo
O objetivo deste trabalho é avaliar a ação da limpeza de pele com aplicação de ácido salicílico.
3 Justificativa
Foi desenvolvido este estudo com a finalidade de testar a eficácia da aplicação da limpeza de pele com a aplicação do ácido salicílico no tratamento da acne.
4 Revisão Literária
A acne afeta 80% da população durante a puberdade e desaparece na fase adulta. Deve ser tratada com seriedade, pois sua evolução gera cicatrizes que podem comprometer a aparência por toda a vida. Clinicamente, a acne é caracterizada por: Comedões, Pápulas, Pústulas, Cistos, Abscessos, Cicatrizes localizadas na face, nos ombros e na porçãosuperior do tórax, mas pode atingir também asnádegas. Geralmente é acompanhada de seborréia.
Sua causa básica não está totalmente definida, mas se associa à inter-relação de váriosparâmetros:
Predisposição genética; admite-se que filhos de pais que sofreram acne na adolescência possam desenvolver essa dermatose.
Hiperceratose do canal folicular: aumento da queratina produzida pelas células epiteliais foliculares, que fecham a saída do folículo provocando retenção e compactação do sebo.
Ação de hormônios androgênicos: na fase da puberdade, levando a um aumento daprodução sebácea.
Aumento da excreção sebácea: pode ocorrer por endocrinopatia sistêmica ou periférica, devido à sensibilidade exagerada do órgão-alvo (a pele) aos hormônios.
Aumento da flora bacteriana: a flora bacterianada pele compõe-se de microrganismos existentes. Esses microorganismos possuem enzimas capazes de hidrolisar as triglicérides do sebo, liberando ácidos graxos, que são irritantes e provocam inflamação comeritema no local.
Fatores individuais: regulam a resposta imunológica dos pacientes à acne, como por exemplo, algum tipo de cosmético que seja comedogênico ou exposição à radiação UV.
Aumento da produção e secreção sebácea; Hiperqueratinização com obstrução do folículo pilos sebáceo e proliferação e ação das bactérias; Reação inflamatória local.
( Matos, 2007).
Ácido Salicílico, com efeito, queratolítico entre 5 a 10 % (uso facial), tem ação direta sobre o comedão, diminuindo-o. A diminuição da queratinização epidérmica na face suaviza a aparência da pele acneica. Pode ser indicado a 20% em gel como secativo, para ser aplicado em pequenos pontos de comedões. (Wikipédia, a enciclopédia livre).
5 Metodologia
Cliente D.S.O. 21 anos, do sexo feminino,com acne facial grau I.foi realizada a anaminese,no qual foi relatado que a cliente apresenta comedões fechados,a pele com oleosidade na zona T.
Foram utilizados os materiais:
5.1 Protocolo I
Leite de limpeza (calêndula/anti-inflamatória,antisséptica)
Tônico ( Alantoína/Anti-irritante;hamamélis/cicatrizante),
Solução emoliente
...