Acoplamento
Exames: Acoplamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcio • 1/12/2012 • 3.024 Palavras (13 Páginas) • 833 Visualizações
mário
1. Introdução 2
2. Inspeção e Manutenção de Estruturas Metálicas. 3
2.1 Antes da Fabricação 3
2.2 Inspeção Visual 3
2.3 Inspeção Dimensional 3
2.4 Ensaios 4
2.5 Qualificação de Processos e de Pessoal 4
3 Durante a Fabricação 4
3.1 Inspeção Visual 4
3.2 Acompanhar a soldagem – R.001 5
4 Após a fabricação. 5
4.1 Inspeção Visual 5
4.2 Inspeção Dimensional 5
4.3 Ensaios 6
5 Ferramentas e Instrumentos 6
6 Controle de deterioração 6
6.1 Programa de Inspeção 6
6.2 Avaliação das Condições Físicas 7
7. Conceitos de estado atual, velocidade de deterioração e condição crítica. 8
7.1 Modalidades de Inspeção 9
7.2 Inspeções Corretivas 10
7.3 As Inspeções Preventivas 10
7.4 Preditiva 10
8. Planejamento de Inspeção 11
9. Causas de deterioração 11
9.1 Vida Útil e Vida Residual 11
10. Conclusão. 14
11. Referências. 15
1. Introdução
Uma das consequências do desinteresse do uso da construção de estruturas metálicas no setor da construção civil no Brasil é decorrente da falta de conhecimentos dos produtos, derivados do aço e de seu uso estrutural, bem como as técnicas de avaliação. Em compensação, os profissionais que atuam na área da construção civil tem grande interesse em conhecer a tecnologia da construção industrializada e, em especifico, as estruturas metálicas.
Devido à falta de conhecimento técnico sobre a correta utilização dos materiais industrializados e em uma obra de estruturas metálicas, as patologias e defeitos podem vir a surgir durante as diversas etapas construtivas de uma edificação e, com a passar do tempo,essa patologia vai se agravando,podendo até ocorrer o colapso parcial ou total de uma estrutura.
Os engenheiros, acostumados com projeto de estruturas convencionais, não tem o costume ou o conhecimento para orientar corretamente o seu projeto em estruturas metálicas, especificando claramente os detalhes construtivos dos empreendimentos a ser construído, tanto para ocupação comercial como residencial; muitas vezes o arquiteto também não tem conhecimento das alterações ocorridas em se projeto estrutural, mudando às vezes sua concepção original.
Apenas um detalhamento de calculo de estrutural e o projeto básico não e suficiente para garantir a qualidade de uma construção em aço, os perfis estruturais de um empreendimento representam algo em torno de 30% de projetos e execução da obra. Os 70% restantes devem-se entre fechamento, acabamentos e outros elementos.
Para se evitam danos nas estruturas metálicas, à implantação de manutenções preventivas ou corretivas deve ser executadas frequentemente, por profissionais com experiência nesse tipo de avaliação e inspeções, utilizando ensaios não destrutivos com uma ferramenta de grande importância, sendo possível avaliar a integridade e o atual uso de edificações em estruturas metálicas.
Técnicas de inspeções por ensaios não destrutivos, realizados Poe engenheiros e técnicos devidamente treinados e com experiência no assunto, permitem verificar a extensão de danos e defeitos encontrados na peça e ligações das estruturas metálicas. Estas inspeções servem como critério na tomada de decisão para aplicação de medidas de manutenções corretivas, preventivas ou ate mesmo a tomada de decisão na reabilitação das estruturas.
2. Inspeção e Manutenção de Estruturas Metálicas.
Roteiro de inspeção mecânica de estruturas.
2.1 Antes da Fabricação
Matéria Prima
Verificar: A matéria prima dos materiais citados abaixo, analisando os certificados de análise química e de propriedade mecânicas:
Chapas
Barras
Perfis
Parafusos
Chumbadores
Rebites: Quando especificado ou quando houver dúvidas quando ao certificado, a composição química dos materiais citados acima, retirando amostras para análise.
2.2 Inspeção Visual
Verificar:
As marcações de fábrica que identificam os materiais.
Se existem defeitos de fabricação nos materiais citados.
Os gabaritos de trucagem e os gabaritos de furação.
Se os eletrodos, fluxos e arames, a serem utilizados na soldagem, são os especificados.
2.3 Inspeção Dimensional
Verificar:
O comprimento, largura e espessura das chapas.
O diâmetro, passo e filetes dos parafusos.
As principais dimensões dos perfis.
A linearidade das chapas e perfis.
2.4 Ensaios
Verificar:
Os certificados de ensaios mecânicos dos parafusos de alta resistência.
Quando especificado em projeto, os certificados do ensaio de ultrassom das chapas.
Acompanhar a retirada de amostras para ensaios mecânicos e ultrassom, quando especificado ou quando os certificados não oferecerem confiabilidade.
2.5 Qualificação
...