Acupuntura pôs acidente sacular encefálico
Por: rodney DaSilva • 11/4/2024 • Trabalho acadêmico • 5.725 Palavras (23 Páginas) • 44 Visualizações
Libertas Faculdades Integradas -
CETN ‒ Centro de Estudos de Terapias Naturais
RODNEY DE JESUS DA SILVA
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE UM PACIENTE COM AVC ISQUEMICO
EVOLUÇÃO DAS SEQUELAS
CAMPINAS
OUTUBRO 2021
Libertas Faculdades Integradas -
CETN ‒ Centro de Estudos de Terapias Naturais
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE UM PACIENTE COM AVC ISQUEMICO
EVOLUÇÃO DAS SEQUELAS
Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado a Coordenação de
Pós Graduação Lato- Sensu
Da Libertas Faculdades Integradas - CETN
sob orientação do Prof. Rogerio Kataguiri
CAMPINAS
OUTUBRO /2021
RODNEY DE JESUS DA SILVA
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE UM PACIENTE COM AVC ISQUEMICO EVOLUÇÃO DAS SEQUELAS
Trabalho de Conclusao de Curso apresentado a Coordenação de Pós Gradução Lato- Sensu Da Libertas Faculdades Integradas - CETN
Banca Examinadora:
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
AGRADECIMENTOS
Agradeço a minha família, minha esposa, meus filhos, e todos que de alguma forma contribuiram nessa jornada de conhecimento e experiências que possa sempre compartilhar com todos os conhecimentos adquiridos e o aprendizado guardado para o bem estar e restabelecimento de todos.
Dedicatória
Ao meu pai que sempre me assistiu desde criança e nunca me faltou em momento nenhuma e ao qual tive a honra também de assisti-lo nos momentos difíceis e assim me permitiu um aprendizado e aplicação dos conhecimento até seu tempo terminar entre nós e aindaestar presente na sua partida em paz.
Carlito Francisco da Silva in memoriam
RESUMO
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE UM PACIENTE COM AVC ISQUEMICO EVOLUÇÃO DAS SEQUELAS
O acidente vascular encefálico é uma síndrome neurológica complexa envolvendo anormalidade usualmente súbita do funcionamento cerebral decorrente de uma interrupção da circulação cerebral ou de hemorragia a alteração do fluxo sanguíneo cerebral. A Organização Mundial de Saúde define como sendo um comprometimento neurológico focal (ou global) que subitamente ocorre com sintomas persistindo para além de 24 horas, ou levando à morte, com provável origem vascular. Na Medicina Tradicional Chinesa , o AVE é conhecido como Zhong Feng (lesão pelo vento). A denominação do vento deriva-se da análise dos sintomas do AVC, que geralmente são de instalação súbita, de características variáveis, acometendo regiões cerebrais e áreas corporais diversas, e de evolução imprevisível, é uma doença multifatorial. O objetivo do trabalho foi demonstrar a melhora das sequelas do AVC com sessões de acupuntura em conjunto com a cranioacupunutura e auriculoterapia ao final de cada sessão, foram realizadas num período de 5 semanas, sessão duas vezes por semana, com resultado da melhora da voz, da mastigação, da disfagia, da cognição, sem apresentar confusão mental, porém sem melhora dos movimentos de hemiplegia do MSD e melhora do movimento de MID ficando com paresia. O estudo foi interrompido devido ao falecimento do paciente. Ainda assim demonstra a melhora significativa do paciente na evolução das sequelas do AVC, trazendo grande benefício melhora na qualidade de vida pós o evento inicial.
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE UM PACIENTE COM AVC ISQUEMICO EVOLUÇÃO DAS SEQUELAS
1.0 INTRODUÇÃO
O acidente vascular encefálico (AVE) é uma síndrome neurológica complexa envolvendo anormalidade usualmente súbita do funcionamento cerebral decorrente de uma interrupção da circulação cerebral ou de hemorragia a alteração do fluxo sanguíneo cerebral, resulta no desequilíbrio de numerosos fatores hemodinâmicos que conduzem a alterações metabólicas e bioquímicas, nos neurónios e nas células de glia, culminando com a necrose celular. Estas alterações da integridade funcional e estrutural têm tradução nos exames de tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RMN). Com base nestas, e no tempo decorrido desde o início dos sintomas.( Silva,2005)
A Organização Mundial de Saúde define como sendo um comprometimento neurológico focal (ou global) que subitamente ocorre com sintomas persistindo para além de 24 horas, ou levando à morte, com provável origem vascular. Muitos dos doentes que sobrevivem, ficam com sequelas de ordem física, sensorial e cognitiva, sendo a principal causa de incapacidade no adulto no mundo, leva à reforma precoce e a repercussões sócio-econômicas devastadoras. O grau de deficiências cognitivas, vai depender da gravidade e localização da lesão, Além das mais conhecidas: negligência unilateral e alteração visuo-espacial, entre outras e de igual importância surgem, como é o caso da atenção, memória, dificuldades na aprendizagem e no planeamento, solucionar problemas, impulso, iniciativa, reações emocionais consideradas normais e a autoconsciência. Podemos constatar que os indivíduos com lesão no hemisfério esquerdo e direito diferem amplamente nos seus efeitos comportamentais. Indivíduos com lesão no hemisfério esquerdo, mostram-se realistas na apreciação dos seus problemas e têm um comportamento lentificado, revelando-se cuidadosos, incertos e inseguros.
...