TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Gestao Estrategica Em Seguranca Publica

Casos: Ad Gestao Estrategica Em Seguranca Publica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas

Curso: Tecnologia em Gestão em segurança Pública

Professor: Alexandre Wagner da Rocha

Nome do aluno: Valtencir Rodrigues da Silva

Data: 25/03/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Considerando os estudos sobre violência doméstica, leia o artigo intitulado "Violência doméstica e suas diferentes manifestações", de autoria coletiva, publicado em 2003 na Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Este artigo aborda as diversas manifestações de violência doméstica e seus determinantes a partir de um enfoque multidisciplinar.

DAY, Vivian Peres et al. Violência doméstica e suas diferentes manifestações. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2003, vol.25, suppl.1, pp. 9-21. ISSN 0101-8108. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rprs/v25s1/a03v25s1.pdf . Acesso em 28/02/2014.

Após a leitura do artigo, responda as seguintes questões (se preferir, elabore um único texto dissertativo contendo as respostas - entre 30 a 50 linhas):

a) A partir do exposto sobre violência contra crianças e adolescentes, analise os tipos mais comuns de violências praticadas contra esse público e relacione com o que está (ou deveria estar) previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito a defesa e proteção dos seus direitos. (3,5 pontos)

R: O Estatuto da Criança e do Adolescente define as formas de violência praticadas em quatro categorias:

Violência Física: quando a ação violenta é realizada de forma direta( pontapés, bofetadas, beliscões, etc) ou indireta ( por meio de instrumento de castigo);

Abandono físico ou moral: quando há o comportamento deliberado de não provimento de cuidados básicos , tais como alimentação e higiene básica(físicos), além do não provimento de um lar, deixando a criança na rua, exposta a perigos r vícios;

Exploração sexual: quando há agressão e abusos de natureza sexual por parte de um adulto;

Maus-tratos psicológicos: quando há agressão verbal, intimidação, insultos, que produzem sérios traumas psicológicos na criança.

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saú-

de, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam

o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições

dignas de existência

A violência praticada contra a criança e adolescentes, constitui uma condição reprodutora da violência social, uma cadeia circular de retroalimentações de processos coercitivos e de submissão, com efeitos negativos para todos. A violência domestica é um elemento desencadeador do que poderia ser dominado de cadeia de violências ou reprodução de violências. Pais e mães violentos, que tem os filhos como suas vitimas, os quais, por sua vez, se tornam violentos, fazendo outras vitimas.

Dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2002) mostram que as crianças são no âmbito da estrutura familiar, os membros que mais sofrem maus-tratos, e que, em 80% dos casos, os pais são os agressores.

Tangente à violência, principalmente na perspectiva familiar, podemos observar que, quando é praticada contra a criança e adolescentes constitui uma cadeia de violência. Estatísticas aponta que a criança ou adolescentes que presencia violência ou é vitima desta, fica mais susceptível a se tornar um agressor.

Resta observar que tais praticam ofertadas a estas crianças e adolescentes, existem desde os primórdios da humanidade, ocorrendo dede maus-tratos e abusos sexual e psicológicos ate infanticídios, seja por questões culturais, sociais, religiosas entre outras.

No cenário nacional, do ponto de vista estatístico, a violência sexual é a que tem sido mais denunciada e acompanhada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com