Administração
Por: Isabelrocha • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 536 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA – N1LEMB
FRANCISCA ISABEL DA ROCHA - 771508
administração financeira e orçamentária
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
FRANCISCA ISABEL DA ROCHA
administração financiera e orçamentária
Trabalho apresentado ao Curso de Logística da Faculdade ENIAC para a disciplina de ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA
Prof. Jaime Martins
Guarulhos
2015
[pic 2]
- No ano de 2007, quais as mudanças que iniciaram-se na Contabilidade Brasileira?
Começou à harmonização com o padrão IFRS (International Financial Reporting Standard). Com essa mudança, determinada pela Lei nº 11.638/07, fazendo com que o Brasil faça parte do processo de internacionalização da contabilidade , que já e utilizada em mais de 100 países.
Harmonização iniciou-se prometendo profundas transformações na contabilidade brasileira. Fundamentado no direito consuetudinário, o IFRS adota o modelo anglo-saxão de contabilidade e contrapõe-se à tradição formalista brasileira ao priorizar a essência sobre a forma, o julgamento da realidade econômica sobre a mera desincumbência normativa e a transparência para o investidor sobre a ênfase fiscal do resultado.
- Quais as mudanças especificas que estas novas normas trouxeram?
Exigência de novos relatórios contábeis, (Demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado, com eliminação da Doar – Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos); inovação na estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado; e extensão das obrigações de elaboração de relatórios e auditoria independente às empresas de grande porte, mesmo não constituídas sob a forma jurídica de sociedade anônima.
- Detalhar, qual a estrutura regulatória nos itens, Órgão Regulador, Normas Contábeis e Órgão Fiscalizador das Empresas Abertas, seja nos Estados Unidos, no Brasil e Internacionalmente.
Brasil
Órgão Regulador CPC – Comitê de Pronunciantes Contábeis
Normas Contábeis CPC – Pronunciantes do CPC
Órgão Fiscalizador das empresas abertas – CVM – Comissão de Valores Mobiliários;
Internacional
Órgão Regulador IASB – International Accounting Standards Board
Normas Contabeis IFRS - International Financial Reporting Standard
EUA
Órgão Regulador FASB – Financial Accounting Standards Board
Normas Contábeis US GAAP – Generally Accepted Accounting Principales
Órgão Fiscalizador das empresas abertas SEC – Security and Exchange.
- Explicitar quais as mudanças ocorridas nas estruturas do Balanço Patrimonial, comparando a estrutura anterior (Lei 6404/76) e atual (Lei 11638/07)
Ao fizermos uma comparação com a estrutura da Demostração do Resultado no Brasil exigida pela CVM, podemos observar que teve diferenças significativas, mas as principais são: (1) O destaque dado no Brasil para as deduções da receita bruta, sem corrrespondente no modelo norte-americano; (2) A exclusão das despesas financeiras do resultado operacional no modelo norte-americano, ao contrário do que ocorre no modelo brasileiro; (3) A ocorrência dos itens “participações/contribuições estatutárias” e “reversão dos juros sobre o capital próprio, peculiares ao modelo brasileiro; (4) A dedução dos dividendos de ações preferenciais para calcular o lucro disponível aos acionistas ordinários, inexistentes no modelo brasileiro.
...